Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de 
extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de descarrego e 
sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira 
para debelar diarréias ou disenterias, e usada também no reumatismo, 
feridas e úlceras.
Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua 
aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Agrião: excelente alimento. Sem uso 
ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento das doenças 
respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é 
expectorante de ação ligeira.
Arnica-erca lanceta: É empregada em qualquer
 obrigação de cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá Ogum. 
Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente, 
usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos 
tecidos.
Aroeira: É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos 
sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de 
pedras. Usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de 
feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.
Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários 
atos ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos 
abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.
Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos, 
que estão recolhidos para feitura de santo. Esses filhos tomam duas 
doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.
Cana-de Brejo – Ubacaia: Seu uso se 
restringe nos abô e também nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do 
ferro e das artes manuais. Na medicina caseira é usado para combater 
afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da 
uretra e na leucorréia. Seu princípio ativo é o estrifno. Há bastante 
fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.
Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a 
casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e 
para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril, contra as 
diarréias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é 
cicatrizador de feridas.
Carqueja: Sem uso ritualísticos. A medicina 
caseira aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do 
fígado. Também tem apresentado resultado positivo no tratamento da 
diabetes e no emagrecimento.
Crista-de-galo – Pluma-de-princípe: Não tem 
emprego nas obrigações do ritual. A medicina caseira a indica para curar
 diarréias.
Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange 
aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e banhos de purificação. 
Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como adstringente.
Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de 
descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular a utiliza contra os 
males do fígado, beneficiando o aparelho renal.
Grumixameira: Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô
 e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada 
pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura 
do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.
Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as 
obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de 
Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A medicina caseira 
indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e 
fortificante.
Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos 
abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos 
do orixá Ogum. A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo,
 aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes. O 
resultado é positivo.
Jabuticaba: Usada nos banhos de limpeza e 
descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para 
haurir forças para a luta indica o cozimento da entrecasca na cura da 
asma e hemoptises.
Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as 
obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de 
purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa como 
chá, para emagrecimento.
Jambo-encarnado: Aplicam-se as folhas nos 
abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos do 
orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).
Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações 
de cabeça, nem nos abô relacionados com o orixá. A medicina caseira 
aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias 
de pele.
Jatobá – Jataí: Erva poderosa, porém sem 
aplicação nas cerimônias do ritual. Somente é usada como remédio que se 
emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo. Ótimo 
fortificante. Não possui uso na medicina popular.
Jucá: Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso 
popular há um cozimento demorado, das cascas e sementes, coando e 
reservando em uma garrafa, quando houver ferimentos, talhos e feridas.
Limão-bravo: Tem emprego nas obrigações de 
ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá. O 
limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e
 pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.
Losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou 
limpeza dos filhos do orixá a que pertence. É usada pela medicina 
caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na 
destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e 
debeladora de febres.
Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em 
banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina caseira. Cozimento 
da raiz é indicado para curar úlceras e para matar bernes de animais.
Piri-piri: A única aplicação litúrgica é nos
 banhos de descarrego. É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto, 
os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam 
hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a 
disenteria.
Poincétia: Emprega-se em qualquer obrigação 
de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e 
purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o aponta para 
exterminar dores nas pernas, usando em banhos.
Porangaba: Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos 
abô. No tratamento popular é usada como tônico e importante diurético.
Sangue-de-dragão : Tem aplicações de cabeça,
 nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na medicina popular.
São-gonçalinho: É uma erva santa, pelas 
múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina 
caseira usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em chá.
Tanchagem: Participa de todas as obrigações 
de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao 
ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras. 
Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a
 raiz e as folhas são tônicas, antifebris e adstringentes. Excelente na 
cura da angina e da cachumba.
Vassourinha-de-igreja: Entra nos 
sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades 
profissionais . não possui uso na medicina popular.

 
 

.png)











 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário