Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de
extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de descarrego e
sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira
para debelar diarréias ou disenterias, e usada também no reumatismo,
feridas e úlceras.
Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua
aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.
Agrião: excelente alimento. Sem uso
ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento das doenças
respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é
expectorante de ação ligeira.
Arnica-erca lanceta: É empregada em qualquer
obrigação de cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá Ogum.
Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente,
usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos
tecidos.
Aroeira: É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos
sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de
pedras. Usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de
feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.
Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários
atos ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos
abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.
Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos,
que estão recolhidos para feitura de santo. Esses filhos tomam duas
doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.
Cana-de Brejo – Ubacaia: Seu uso se
restringe nos abô e também nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do
ferro e das artes manuais. Na medicina caseira é usado para combater
afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da
uretra e na leucorréia. Seu princípio ativo é o estrifno. Há bastante
fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.
Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a
casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e
para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril, contra as
diarréias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é
cicatrizador de feridas.
Carqueja: Sem uso ritualísticos. A medicina
caseira aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do
fígado. Também tem apresentado resultado positivo no tratamento da
diabetes e no emagrecimento.
Crista-de-galo – Pluma-de-princípe: Não tem
emprego nas obrigações do ritual. A medicina caseira a indica para curar
diarréias.
Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange
aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e banhos de purificação.
Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como adstringente.
Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de
descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular a utiliza contra os
males do fígado, beneficiando o aparelho renal.
Grumixameira: Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô
e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada
pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura
do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.
Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as
obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de
Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A medicina caseira
indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e
fortificante.
Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos
abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos
do orixá Ogum. A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo,
aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes. O
resultado é positivo.
Jabuticaba: Usada nos banhos de limpeza e
descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para
haurir forças para a luta indica o cozimento da entrecasca na cura da
asma e hemoptises.
Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as
obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de
purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa como
chá, para emagrecimento.
Jambo-encarnado: Aplicam-se as folhas nos
abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos do
orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).
Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações
de cabeça, nem nos abô relacionados com o orixá. A medicina caseira
aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias
de pele.
Jatobá – Jataí: Erva poderosa, porém sem
aplicação nas cerimônias do ritual. Somente é usada como remédio que se
emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo. Ótimo
fortificante. Não possui uso na medicina popular.
Jucá: Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso
popular há um cozimento demorado, das cascas e sementes, coando e
reservando em uma garrafa, quando houver ferimentos, talhos e feridas.
Limão-bravo: Tem emprego nas obrigações de
ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá. O
limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e
pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.
Losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou
limpeza dos filhos do orixá a que pertence. É usada pela medicina
caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na
destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e
debeladora de febres.
Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em
banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina caseira. Cozimento
da raiz é indicado para curar úlceras e para matar bernes de animais.
Piri-piri: A única aplicação litúrgica é nos
banhos de descarrego. É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto,
os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam
hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a
disenteria.
Poincétia: Emprega-se em qualquer obrigação
de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e
purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o aponta para
exterminar dores nas pernas, usando em banhos.
Porangaba: Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos
abô. No tratamento popular é usada como tônico e importante diurético.
Sangue-de-dragão : Tem aplicações de cabeça,
nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na medicina popular.
São-gonçalinho: É uma erva santa, pelas
múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina
caseira usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em chá.
Tanchagem: Participa de todas as obrigações
de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao
ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras.
Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a
raiz e as folhas são tônicas, antifebris e adstringentes. Excelente na
cura da angina e da cachumba.
Vassourinha-de-igreja: Entra nos
sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades
profissionais . não possui uso na medicina popular.
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