Pergunta:Mas a defumação pode afastar espiritos mal-intencionados?
Ramatis:Há certos tipos de ervas cuja reação etérica é tão agressiva e incomoda , que torna o ambiente indesejável para certos espiritos , assim como os encarnados afastam-se dos lugares saturados de enxofre ou gases de mentano dos charcos . Aliás , as áscaras contra gases provam suficientemente , quanto à existencia de certas fumacinhas que também podem aniquilar os seres humanos!
Há perfumes que inebreiam determinadas pessoas , mas causam cefaléias , tonturas e até náuseas noutras criaturas. O odor ácido e picante do alho e da cebola, que aguça o apetite nas saladas das churrascarias , depois é detestado pela produção do mau hálito.
Durante a queima de ervas produzem-se reações agradáveis ou desagradaveis no mundo oculto , porque, além de sua propriedade física , elas também libertam outras energias provenientes do armazenamento do éter e do magnestismo físico no duplo etérico do vegetal .
O cheiro ou a exalação das ervas e flores que afetam o olfato dos encarnados , também é um campo vibratório a influir fortemente nos desencarnados , cujas emanações fluídicas penetram diretamente no perispirito.Cada espécie vegetal no mundo possui a sua caracteristica fundamental e atende a uma necessidade da Criação. A mesma seiva venenosa da cicuta , que mata , hoje serve benfeitoramente na medicina homeopática curando convulsões , estrabismo , efeitos de comoção no cérebro ou da espinha . Deus não criou as espécies vegetais apenas para efeite do mundo; pois elas atendem simultaneamente às necessidades da vida manifesta no plano físico , etéreo e astralino.
Há plantas que atingem violentamente o perispirito dos próprios encarnados , como o “pau-de-bugre” , causando distúrbios alérgicos via comum do olfato ; outras como a maconhas ,o ópio ,o cactus “peyot”, de onde se extrai a mescalina ,produzem inumeras sequencias psiquicas , desde a alucinação pela queda vibratória no baixo astral, até a visão deliciosa e deslumbrante do duplo etérico das cousas e seres o mundo terreno! Há vegetais cujas auras são pestilentas , agressivas , picantes ou corrosivas , que põem em pânico alguns desencarnados de vibração inferior.
Os antigos magos , graças ao seu conhecimento e experiencias incomum , sabiam combinar certar ervas de emanações tão poderosas , que traçavam fronteiras intransponiveis aos espiritos intrusos ou “pesados” que tencionavam turbar-lhes os trabahos de magia !
Pergunta:Então é aconselhável enxotarmos os maus espiritos com a defumação de ervas vigorosas?
Ramatis:A defumação feita com o propósito deliberado de “enxotar” espiritos malfeitores pode enraivece-los de maneira imprudente . Eles são vingativos e sensiveisno seu amor-próprio , podendo afastar-se temporariamente devido às condições hostilizantes do ambiente onde frequentam , mas depois desforram-se de maneira mais perversa , semeando as piores consequencias nos lares cuja defesa ainda é a defumação em vez da cristificação! Sem dúvida , o orgulho e amor-próprio de tais entidades são comuns e sensiveis como é proprio dos vivos!
É imprudencia os encarnados hostilizarem os espiritos malfazejos ou adversários cármicos , os quais estão protegidos pelo mundo oculto e ainda podem avaliar as vulnerabilidades dos seus desafetos encarnados! Embora a defumação modifique o teor energético do ambiente onde é aplicada , a verdadeira defesa ainda é a que proporciona uma conduta evangélica estribada incondicionalemente nos ensinos de Jesus! Quem defuma a sua casa rogando a Deus para afastar os espiritos maus, trevosos , diabólicos ou atrasados , apenas desafia o inimigo oculto para uma desforra mais violenta . Jamais esses n6omades das sombras tolerarão o insulto dos encarnados , mas apenas aguardarão a oportunidade favorável para então vingarem-se impiedosamente.
Extraido do livro Magia de Redenção de Hercilio Maes – Livraria Freitas Bastos - 1967
As Flores na Fitoterapia Brasileira
Macela;Também conhecida como marcela ou perpétua-da-mato, e um a planta da família das aramantáceas, às vezes erroneamente chamada de “macela romana” e muito confundida com a camomila romana. A parte que se utiliza são suas flores ou cabecinchas bem forma de chás. O efeito é tônico, antiespasmódico e anti-histérico. Empregam-se nas congestões digestivas, indigestões e nas cólicas espasmódicas. Acalma o histerismo e a excitação nervosa. E muito utilizada na medicina doméstica brasileira.
Madressilva;A madressilva é ura gênero de planta da família das amarilidáceas, que vegeta na Europa, na Asia e na América, compreendendo algumas variedades. As flores, belas e perfumadas, apresentam-se formando grupos na axila das folhas e no ápice dos ramos. E muito conhecida e cultivada nos jardins. Na medicina, as flores são usadas contra inflamações dos olhos, feridas e úlceras benignas.
Margarida;Pertence à família das compostas. Não constitui uma flor individual, mas sim uma reunião de numerosas flores pequenas. A decocção das flores da margarida aplica-se como resolutivo nos tumores e outras inflamações purulentas, bem como no trata-mento das úlceras e feridas. E uma flor conhecida praticamente no mundo inteiro.
Narciso;Planta que pertence à família das amarilidáceas. A flor é solitária, terminal, muito grande, amarela e cheirosa. As flores em chá são antiespasmódicas, mas deve-se usar com cuidado. Adstringentes, eméticas e febrífugas. Emprega-se nas tosses nervosas e na coqueluche. Este chá usado externamente, como banho de assento, é um bom emenagogo. As flores dessecadas conservam sua cor amarela e têm efeito mais forte, chegando a ser narcóticas. A água destilada da sua raiz aumenta a secreção do esperma. Em loção, fortalece os seios.
CURIOSIDADES SOBRE O “SAL” – UTILIDADES DO SAL
SALA DE ESTAR CARPETES – As cores podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de sal e água. Quando usar novos tapetes de lã, lembre-se de que as traças não gostam de sal. O segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água quente antes de assentar o carpete.
LAREIRAS – Outro segredo do sal, que possibilita às lareiras um funcionamento melhor e mais seguro: jogue um punhado de sal no chamuscar do fogo. Aprecie as bonitas labaredas amarelas enquanto o sal remove a fuligem acumulada e ajuda a evitar incêndios perigosos na chaminé. É um segredo que vale por dois!
PAREDES – Ficou algum buraco feio na parede de onde você tirou um quadro?
Não se desespere, fazendo você mesmo a restauração. Misture quantidades iguais de sal e amido com água suficiente para fazer um pasta. Os buracos poderão ser facilmente restaurados com esta pasta, e ninguém descobrirá o seu segredo.
PEIXINHOS DOURADOS – Ocasionalmente dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixinhos dourados para nadar nesta solução por uns quinze minutos, devolvendo-os após essa operação, para o seu próprio aquário. Isto os manterá saudáveis.
SALA DE JANTAR MANCHAS NA MESA – Não é novidade que pratos e copos quentes, ou molhados, deixam manchas brancas nas mesas. Aqui está um segredo para removê-las: faça uma pasta rala de óleo de salada e sal em proporções mais ou menos iguais. Esfregue a pasta sobre a mancha e deixe em repouso por uma ou duas horas. Em seguida remova a pasta, esfregando-a até sair. As manchas desaparecerão.
COMIDA NO CARPETE DA SALA DE JANTAR – Manchas de gordura nos carpetes podem ser removidas com uma solução de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue sobre a mancha firmemente até esta desaparecer.
FLORES E VASOS – Aquele buquê preferido se conservará por mais tempo se você adicionar um pouco de sal à água da jarra ou do vaso. Um vaso fundo pode ser lavado despejando-se nele uma solução de sal e vinagre. Deixe-o em repouso com esta solução por algum tempo e depois dê uma sacudidela enxaguando-o com água pura. Flores artificiais podem ser arrumadas artisticamente colocando-as em um leito de sal umedecido. À medida que o sal seca, ele se solidificará, firmando as flores em definitivo no lugar.
COZINHA QUEIJOS – Mofos (fungos) se desenvolvem nos queijos, mesmo naqueles que não desejaríamos ver mofados. Para evitar o mofo, antes de colocar o queijo na geladeira, enrole-o em um pano umedecido em água
salgada.
ÁGUA FERVENTE – não vamos ensinar como ferver água. Mas o sal é condutor de calor. Assim, para esquentar mais rapidamente a comida, ponha-a num prato sobre uma panela com água, com um pouco de sal, e aqueça-a.
PROTEÇÃO CONTRA FORMIGAS – Não deixe as formigas fazerem um piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia. O segredo é borrifar sal ao longo dos rodapés, nos cantos dos cômodos e nos balcões dos armários.
GELADEIRAS – Sal e solução de bicarbonato de sódio limpam e perfumam o interior de sua geladeira, com a vantagem de não arranhar o esmalte como o fazem alguns produtos mais fortes de limpeza.
PRATOS DE OVOS – O sal torna melhor o sabor dos ovos e facilita, também, a limpeza da louça suja de ovo. Imediatamente após o café da manha, borrife sal nos pratos para então lavá-los quando você tiver tempo.
PANELAS ENGORDURADAS – Panelas de ferro engorduradas poderão ser facilmente lavadas se você puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.
LIMPADOR DE FORNO – Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno? Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente. Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.
COMIDA QUEIMANDO? – Jogue sal rapidamente sobre a comida ou sobre a gordura quando estiverem incendiando. Nunca use água. O sal extinguirá as chamas.
AROMATIZANTES” SALGADOS – Acredite se quiser, o sal pode perfumar as garrafas térmicas, moringas ou outros recipientes fechados. Vegetais de aroma forte serão suavizados se forem colocados por 2 ou 3 minutos em água fervente (depois lave-os por 2 ou 3 minutos em águas fervente (depois lave-os e cozinhe-os com o tempero de sua preferência).
As aves domésticas ficam mais saborosas se esfregadas com sal, por dentro e por fora, antes de serem colocadas para assar.
Retire o amargo das cafeteiras enchendo-as com água e adicionando 4 colheres de sopa de sal. Depois enxagúe em água corrente.
Perfume o hálito, após comer cebolas, mordendo uma ou duas fatias de limão bem salgado.
O cheiro desagradável de cebola, e eventuais manchas de frutas e legumes nas mãos, poderão ser retirados com sal.
SAL PARA GOURMETS – Revigore as saladas borrifando sal antes de servi-las.
Se você colocou sal demais na sopa, recupere-a, colocando fatias de 1 ou 2 batatas para absorver o excesso (depois é só retirar as batatas e usá-las para outra finalidade).
Esfregue a grelha com um pequeno saco de pano cheio de sal para evitar que fique grudando e queimando. Use o mesmo artifício quando fritar peixe, borrifando antes a grelha com um pouco de sal.
LIMPANDO TUDO EM VOLTA – Para tirar o cheiro e evitar que o cano da pia da cozinha fique entupido pela gordura, use uma salmoura concentrada.
Esfregue as tábuas de pão e de cortar, não pintadas, com um pano embebido em sal, depois de terem sido lavadas com sabão e água; elas parecerão mais novas.
As vassouras novas se conservam mais, se mergulhadas em água salgada quente. E você pode dar vida nova às esponjas, colocando-as em água fria salgada, após serem usadas.
BANHEIRO TRATAMENTO DE BELEZA – Muitas pessoas famosas usam sal com óleo de oliva, como estimulante facial. Misturados em forma de pasta, a fricção do sal e a lubrificação do óleo dão um novo tom à pele cansada, ou bronzeada em excesso.
BANHOS DE SAL – Para ajudar a relaxar a tensão, massageie a pele úmida com sal antes do banho. É claro, pés cansados sempre respondem bem a um banho quente de água e sal.Tbem pra limpeza..no sentido mágico o sal é excelente nos banhos.
TRATAMENTO COM SAL – Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca. E os seu dentista, provavelmente, irá lhe ensinar a usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis. A mesma mistura perfuma o hálito também.
Imite a natureza fabricando lágrimas: 1/2 colher de chá de sal em 1/2 litro de água é um bom colírio, que alivia tensões e descansa os olhos.
LAVANDERIA ELIMINADOR DE ESPUMA – É desagradável quando a máquina de lavar derrama espuma; então, mantenha o saleiro à mãos e borrife sal quando a espuma ameaçar transbordar.
REALÇANTE DE CORES – Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo os mesmos irem para a máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e os tapetes de fibra.
OUTROS AUXÍLIOS PARA A LAVAGEM DE ROUPAS – Retire as manchas de suor das roupas, colocando-as de molho em água com sal antes de lavá-las (4 colheres de sopa em “1 litro” de água). Clareie os tecidos de algodão ou linho amarelecido, fervendo-os por 1 hora em solução de sal e bicarbonato de sódio.
Outro segredo: em climas muitos frios, as roupas não irão congelar no varal, se você acrescentar um pouco de sal na última enxaguada.
Tire as manchas de roupas (inclusive as manchas de sangue), colocando-as de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem.
Precaução: Proceda assim somente com tecidos de algodão, linho ou outros que possam receber calor alto.
MÁGICA-MOFO – Quando as roupas ou os artigos de casa mofarem, molhe os locais manchados com uma mistura de suco de limão e sal, e depois estenda-os ao sol, no varal, para um descoramento natural. Complete o tratamento com uma lavagem completa e secagem
QUINTAL CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – As pulgas gostam tão pouco de sal quanto os animais de estimação gostam das pulgas. Para afugentá-las, experimente borrifar sal no seu cão ou gato. De vez em quando uma boa borrifada na casa do cachorro ajuda a afastar as pulgas.
LIMPEZA DE BRONZE – Maçanetas e outras peças de bronze adquirem novo brilho quando esfregadas com uma pasta de sal, obtida misturando-se partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Deixe por 1 hora ou mais e depois limpe com um pano macio ou uma escova para dar o polimento final.
Para peças de cobre, proceda da mesma maneira.
PÁRA-BRISA DE CARROS – Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, da neve ou geada.
PASSAGENS E CAMINHOS – No inverno, espalhe sal nas passagens e caminhos, para evitar o endurecimento do gelo e da neve. Para derreter o gelo e a neve, espalhe sal na calçada, na base de 270 gramas por metro quadrado.
“Zombe” de seus vizinhos espalhando sal assim que a neve começar a cair; ao amanhecer, sua calçada será a única limpa nas redondezas (isto se não nevar mais do que “7,5 cm” .)
SORO CASEIRO – Para crianças que apresentam sintomas de vômitos e diarréias: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar, ou então, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal, a 1 litro de água filtrada fervida. Dar para a criança pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora. O soro caseiro deve ter o gosto da lágrima.
Fonte: Texto recebido do grupo 7 Elementos
Extraido do livro Magia de Redenção de Hercilio Maes – Livraria Freitas Bastos - 1967
Ramatis:Há certos tipos de ervas cuja reação etérica é tão agressiva e incomoda , que torna o ambiente indesejável para certos espiritos , assim como os encarnados afastam-se dos lugares saturados de enxofre ou gases de mentano dos charcos . Aliás , as áscaras contra gases provam suficientemente , quanto à existencia de certas fumacinhas que também podem aniquilar os seres humanos!
Há perfumes que inebreiam determinadas pessoas , mas causam cefaléias , tonturas e até náuseas noutras criaturas. O odor ácido e picante do alho e da cebola, que aguça o apetite nas saladas das churrascarias , depois é detestado pela produção do mau hálito.
Durante a queima de ervas produzem-se reações agradáveis ou desagradaveis no mundo oculto , porque, além de sua propriedade física , elas também libertam outras energias provenientes do armazenamento do éter e do magnestismo físico no duplo etérico do vegetal .
O cheiro ou a exalação das ervas e flores que afetam o olfato dos encarnados , também é um campo vibratório a influir fortemente nos desencarnados , cujas emanações fluídicas penetram diretamente no perispirito.Cada espécie vegetal no mundo possui a sua caracteristica fundamental e atende a uma necessidade da Criação. A mesma seiva venenosa da cicuta , que mata , hoje serve benfeitoramente na medicina homeopática curando convulsões , estrabismo , efeitos de comoção no cérebro ou da espinha . Deus não criou as espécies vegetais apenas para efeite do mundo; pois elas atendem simultaneamente às necessidades da vida manifesta no plano físico , etéreo e astralino.
Há plantas que atingem violentamente o perispirito dos próprios encarnados , como o “pau-de-bugre” , causando distúrbios alérgicos via comum do olfato ; outras como a maconhas ,o ópio ,o cactus “peyot”, de onde se extrai a mescalina ,produzem inumeras sequencias psiquicas , desde a alucinação pela queda vibratória no baixo astral, até a visão deliciosa e deslumbrante do duplo etérico das cousas e seres o mundo terreno! Há vegetais cujas auras são pestilentas , agressivas , picantes ou corrosivas , que põem em pânico alguns desencarnados de vibração inferior.
Os antigos magos , graças ao seu conhecimento e experiencias incomum , sabiam combinar certar ervas de emanações tão poderosas , que traçavam fronteiras intransponiveis aos espiritos intrusos ou “pesados” que tencionavam turbar-lhes os trabahos de magia !
Pergunta:Então é aconselhável enxotarmos os maus espiritos com a defumação de ervas vigorosas?
Ramatis:A defumação feita com o propósito deliberado de “enxotar” espiritos malfeitores pode enraivece-los de maneira imprudente . Eles são vingativos e sensiveisno seu amor-próprio , podendo afastar-se temporariamente devido às condições hostilizantes do ambiente onde frequentam , mas depois desforram-se de maneira mais perversa , semeando as piores consequencias nos lares cuja defesa ainda é a defumação em vez da cristificação! Sem dúvida , o orgulho e amor-próprio de tais entidades são comuns e sensiveis como é proprio dos vivos!
É imprudencia os encarnados hostilizarem os espiritos malfazejos ou adversários cármicos , os quais estão protegidos pelo mundo oculto e ainda podem avaliar as vulnerabilidades dos seus desafetos encarnados! Embora a defumação modifique o teor energético do ambiente onde é aplicada , a verdadeira defesa ainda é a que proporciona uma conduta evangélica estribada incondicionalemente nos ensinos de Jesus! Quem defuma a sua casa rogando a Deus para afastar os espiritos maus, trevosos , diabólicos ou atrasados , apenas desafia o inimigo oculto para uma desforra mais violenta . Jamais esses n6omades das sombras tolerarão o insulto dos encarnados , mas apenas aguardarão a oportunidade favorável para então vingarem-se impiedosamente.
Extraido do livro Magia de Redenção de Hercilio Maes – Livraria Freitas Bastos - 1967
As Flores na Fitoterapia Brasileira
Macela;Também conhecida como marcela ou perpétua-da-mato, e um a planta da família das aramantáceas, às vezes erroneamente chamada de “macela romana” e muito confundida com a camomila romana. A parte que se utiliza são suas flores ou cabecinchas bem forma de chás. O efeito é tônico, antiespasmódico e anti-histérico. Empregam-se nas congestões digestivas, indigestões e nas cólicas espasmódicas. Acalma o histerismo e a excitação nervosa. E muito utilizada na medicina doméstica brasileira.
Madressilva;A madressilva é ura gênero de planta da família das amarilidáceas, que vegeta na Europa, na Asia e na América, compreendendo algumas variedades. As flores, belas e perfumadas, apresentam-se formando grupos na axila das folhas e no ápice dos ramos. E muito conhecida e cultivada nos jardins. Na medicina, as flores são usadas contra inflamações dos olhos, feridas e úlceras benignas.
Margarida;Pertence à família das compostas. Não constitui uma flor individual, mas sim uma reunião de numerosas flores pequenas. A decocção das flores da margarida aplica-se como resolutivo nos tumores e outras inflamações purulentas, bem como no trata-mento das úlceras e feridas. E uma flor conhecida praticamente no mundo inteiro.
Narciso;Planta que pertence à família das amarilidáceas. A flor é solitária, terminal, muito grande, amarela e cheirosa. As flores em chá são antiespasmódicas, mas deve-se usar com cuidado. Adstringentes, eméticas e febrífugas. Emprega-se nas tosses nervosas e na coqueluche. Este chá usado externamente, como banho de assento, é um bom emenagogo. As flores dessecadas conservam sua cor amarela e têm efeito mais forte, chegando a ser narcóticas. A água destilada da sua raiz aumenta a secreção do esperma. Em loção, fortalece os seios.
CURIOSIDADES SOBRE O “SAL” – UTILIDADES DO SAL
SALA DE ESTAR CARPETES – As cores podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de sal e água. Quando usar novos tapetes de lã, lembre-se de que as traças não gostam de sal. O segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água quente antes de assentar o carpete.
LAREIRAS – Outro segredo do sal, que possibilita às lareiras um funcionamento melhor e mais seguro: jogue um punhado de sal no chamuscar do fogo. Aprecie as bonitas labaredas amarelas enquanto o sal remove a fuligem acumulada e ajuda a evitar incêndios perigosos na chaminé. É um segredo que vale por dois!
PAREDES – Ficou algum buraco feio na parede de onde você tirou um quadro?
Não se desespere, fazendo você mesmo a restauração. Misture quantidades iguais de sal e amido com água suficiente para fazer um pasta. Os buracos poderão ser facilmente restaurados com esta pasta, e ninguém descobrirá o seu segredo.
PEIXINHOS DOURADOS – Ocasionalmente dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixinhos dourados para nadar nesta solução por uns quinze minutos, devolvendo-os após essa operação, para o seu próprio aquário. Isto os manterá saudáveis.
SALA DE JANTAR MANCHAS NA MESA – Não é novidade que pratos e copos quentes, ou molhados, deixam manchas brancas nas mesas. Aqui está um segredo para removê-las: faça uma pasta rala de óleo de salada e sal em proporções mais ou menos iguais. Esfregue a pasta sobre a mancha e deixe em repouso por uma ou duas horas. Em seguida remova a pasta, esfregando-a até sair. As manchas desaparecerão.
COMIDA NO CARPETE DA SALA DE JANTAR – Manchas de gordura nos carpetes podem ser removidas com uma solução de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue sobre a mancha firmemente até esta desaparecer.
FLORES E VASOS – Aquele buquê preferido se conservará por mais tempo se você adicionar um pouco de sal à água da jarra ou do vaso. Um vaso fundo pode ser lavado despejando-se nele uma solução de sal e vinagre. Deixe-o em repouso com esta solução por algum tempo e depois dê uma sacudidela enxaguando-o com água pura. Flores artificiais podem ser arrumadas artisticamente colocando-as em um leito de sal umedecido. À medida que o sal seca, ele se solidificará, firmando as flores em definitivo no lugar.
COZINHA QUEIJOS – Mofos (fungos) se desenvolvem nos queijos, mesmo naqueles que não desejaríamos ver mofados. Para evitar o mofo, antes de colocar o queijo na geladeira, enrole-o em um pano umedecido em água
salgada.
ÁGUA FERVENTE – não vamos ensinar como ferver água. Mas o sal é condutor de calor. Assim, para esquentar mais rapidamente a comida, ponha-a num prato sobre uma panela com água, com um pouco de sal, e aqueça-a.
PROTEÇÃO CONTRA FORMIGAS – Não deixe as formigas fazerem um piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia. O segredo é borrifar sal ao longo dos rodapés, nos cantos dos cômodos e nos balcões dos armários.
GELADEIRAS – Sal e solução de bicarbonato de sódio limpam e perfumam o interior de sua geladeira, com a vantagem de não arranhar o esmalte como o fazem alguns produtos mais fortes de limpeza.
PRATOS DE OVOS – O sal torna melhor o sabor dos ovos e facilita, também, a limpeza da louça suja de ovo. Imediatamente após o café da manha, borrife sal nos pratos para então lavá-los quando você tiver tempo.
PANELAS ENGORDURADAS – Panelas de ferro engorduradas poderão ser facilmente lavadas se você puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.
LIMPADOR DE FORNO – Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno? Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente. Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.
COMIDA QUEIMANDO? – Jogue sal rapidamente sobre a comida ou sobre a gordura quando estiverem incendiando. Nunca use água. O sal extinguirá as chamas.
AROMATIZANTES” SALGADOS – Acredite se quiser, o sal pode perfumar as garrafas térmicas, moringas ou outros recipientes fechados. Vegetais de aroma forte serão suavizados se forem colocados por 2 ou 3 minutos em água fervente (depois lave-os por 2 ou 3 minutos em águas fervente (depois lave-os e cozinhe-os com o tempero de sua preferência).
As aves domésticas ficam mais saborosas se esfregadas com sal, por dentro e por fora, antes de serem colocadas para assar.
Retire o amargo das cafeteiras enchendo-as com água e adicionando 4 colheres de sopa de sal. Depois enxagúe em água corrente.
Perfume o hálito, após comer cebolas, mordendo uma ou duas fatias de limão bem salgado.
O cheiro desagradável de cebola, e eventuais manchas de frutas e legumes nas mãos, poderão ser retirados com sal.
SAL PARA GOURMETS – Revigore as saladas borrifando sal antes de servi-las.
Se você colocou sal demais na sopa, recupere-a, colocando fatias de 1 ou 2 batatas para absorver o excesso (depois é só retirar as batatas e usá-las para outra finalidade).
Esfregue a grelha com um pequeno saco de pano cheio de sal para evitar que fique grudando e queimando. Use o mesmo artifício quando fritar peixe, borrifando antes a grelha com um pouco de sal.
LIMPANDO TUDO EM VOLTA – Para tirar o cheiro e evitar que o cano da pia da cozinha fique entupido pela gordura, use uma salmoura concentrada.
Esfregue as tábuas de pão e de cortar, não pintadas, com um pano embebido em sal, depois de terem sido lavadas com sabão e água; elas parecerão mais novas.
As vassouras novas se conservam mais, se mergulhadas em água salgada quente. E você pode dar vida nova às esponjas, colocando-as em água fria salgada, após serem usadas.
BANHEIRO TRATAMENTO DE BELEZA – Muitas pessoas famosas usam sal com óleo de oliva, como estimulante facial. Misturados em forma de pasta, a fricção do sal e a lubrificação do óleo dão um novo tom à pele cansada, ou bronzeada em excesso.
BANHOS DE SAL – Para ajudar a relaxar a tensão, massageie a pele úmida com sal antes do banho. É claro, pés cansados sempre respondem bem a um banho quente de água e sal.Tbem pra limpeza..no sentido mágico o sal é excelente nos banhos.
TRATAMENTO COM SAL – Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca. E os seu dentista, provavelmente, irá lhe ensinar a usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis. A mesma mistura perfuma o hálito também.
Imite a natureza fabricando lágrimas: 1/2 colher de chá de sal em 1/2 litro de água é um bom colírio, que alivia tensões e descansa os olhos.
LAVANDERIA ELIMINADOR DE ESPUMA – É desagradável quando a máquina de lavar derrama espuma; então, mantenha o saleiro à mãos e borrife sal quando a espuma ameaçar transbordar.
REALÇANTE DE CORES – Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo os mesmos irem para a máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e os tapetes de fibra.
OUTROS AUXÍLIOS PARA A LAVAGEM DE ROUPAS – Retire as manchas de suor das roupas, colocando-as de molho em água com sal antes de lavá-las (4 colheres de sopa em “1 litro” de água). Clareie os tecidos de algodão ou linho amarelecido, fervendo-os por 1 hora em solução de sal e bicarbonato de sódio.
Outro segredo: em climas muitos frios, as roupas não irão congelar no varal, se você acrescentar um pouco de sal na última enxaguada.
Tire as manchas de roupas (inclusive as manchas de sangue), colocando-as de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem.
Precaução: Proceda assim somente com tecidos de algodão, linho ou outros que possam receber calor alto.
MÁGICA-MOFO – Quando as roupas ou os artigos de casa mofarem, molhe os locais manchados com uma mistura de suco de limão e sal, e depois estenda-os ao sol, no varal, para um descoramento natural. Complete o tratamento com uma lavagem completa e secagem
QUINTAL CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – As pulgas gostam tão pouco de sal quanto os animais de estimação gostam das pulgas. Para afugentá-las, experimente borrifar sal no seu cão ou gato. De vez em quando uma boa borrifada na casa do cachorro ajuda a afastar as pulgas.
LIMPEZA DE BRONZE – Maçanetas e outras peças de bronze adquirem novo brilho quando esfregadas com uma pasta de sal, obtida misturando-se partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Deixe por 1 hora ou mais e depois limpe com um pano macio ou uma escova para dar o polimento final.
Para peças de cobre, proceda da mesma maneira.
PÁRA-BRISA DE CARROS – Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, da neve ou geada.
PASSAGENS E CAMINHOS – No inverno, espalhe sal nas passagens e caminhos, para evitar o endurecimento do gelo e da neve. Para derreter o gelo e a neve, espalhe sal na calçada, na base de 270 gramas por metro quadrado.
“Zombe” de seus vizinhos espalhando sal assim que a neve começar a cair; ao amanhecer, sua calçada será a única limpa nas redondezas (isto se não nevar mais do que “7,5 cm” .)
SORO CASEIRO – Para crianças que apresentam sintomas de vômitos e diarréias: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar, ou então, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal, a 1 litro de água filtrada fervida. Dar para a criança pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora. O soro caseiro deve ter o gosto da lágrima.
Fonte: Texto recebido do grupo 7 Elementos
Extraido do livro Magia de Redenção de Hercilio Maes – Livraria Freitas Bastos - 1967
Nenhum comentário:
Postar um comentário