Quem São
Os mentores de cura trabalham em diversas religiões,
inclusive na Umbanda. São muito discretos em sua forma de se apresentar e
trabalhar, e estas formas mudam de acordo com a religião ou local em
que irão atuar. São espíritos de grande conhecimento, seriedade e
elevação espiritual. Alguns deles não demonstram muito sentimento mas
mesmo assim têm muita vontade de ajudar ao próximo, com o tempo tedem a
evoluir também para um sentimento maior de amor ao próximo.
São extremamente práticos, não aceitando conversas
banais ou ficar se extendendo a assuntos que vão além de sua competência
ou nos quais não podem interferir, pois não são guias de consulta no
sentido ao qual estamos habituados na Umbanda.
Para se ter uma idéia melhor, sua consulta seria o
pólo oposto à consulta com um Preto Velho. Normalmente os pretos velhos
dão consultas longas, cheias de ensinamentos de histórias, apelando bem
para o lado emocional. Já os Mentores de Cura, se dirigem ao raciocínio,
buscam fazer o encarnado compreender bem as causas de suas enfermidades
e a necessidade de mudança nessas causas, bem como a necessidade de
seguirem à risca os tratamentos indicados. Quando precisam passar algum
ensinamento o fazem em frases curtas e cheias de significado, daquelas
que dão margem à longas meditações.
São espíritos que quando encarnados foram: Médicos,
Enfermeiros, Boticários, Orientais (que exercem sua própria medicina
desde bem antes das civilizações ocidentais), Religiosos (monges, freis,
padres, freiras, etc.), ou exerceram qualquer outra atividade ligada a
cura das enfermidades dos seres humanos, seja por métodos físicos,
científicos ou espirituais.
Métodos de Trabalho
Cada guia tem sua forma de restituir a saúde aos
encarnados, normalmente se utilizam de meios dos quais já se utilizavam
quando encarnados, mas de forma muito mais eficiente, pois após chegarem
ao plano espiritual puderam aprimorar tais conhecimentos. Além disso
esses espíritos aprenderam a desenvolver a visão espiritual, através da
qual podem fazer uma melhor anamnese (diagnóstico) dos males do corpo e
da alma.
Aliados aos seus próprios métodos individuais eles se
utilizam de tratamentos feitos pelas equipes espirituais ou ministrados
pelos encarnados com auxílio do plano espiritual.
Cirurgia Espiritual - É realizada pelo mentor
de cura incorporado ao médium. E envolve a manipulação do corpo físico
através das mãos do médium, podendo ou não haver a utilização de meios
cirúrgicos elementares (cortes, punções, raspagens, etc…). O maior
representante deste método de trabalho no Brasil é o espírito do Dr.
Fritz, mas este método é utilizado em diversas culturas e religiões.
Cirurgia Perispiritual - É realizada
diretamente no perispírito do paciente, com ou sem a colaboração de um
médium presente, costuma ser realizada por uma equipe espiritual
designada especificamente para cada caso e ser feita em dia e horário
pré determidados.
Visita Espiritual - É realizada por uma equipe
espiritual, que visita o paciente no local onde ele estiver repousando,
também com um dia e hora predeterminados. Na visita, darão passes, farão
orações, etc…
Cromoterapia - É indicada pelos mentores de
cura e aplicada por médiúns que conheçam o método de aplicação. Atua no
corpo físico e no duplo etérico. Muito utilizado para males de origem
emocional.
Fluidoterapia - É indicada pelos mentores de
cura e aplicada por médiúns que conheçam o método de aplicação. Atua no
corpo físico e no perispírito.
Reiki - É indicada pelos mentores de cura e
aplicada por médiúns que conheçam o método de aplicação. Atua no corpo
físico e no duplo etérico. Muito utilizada para males de origem
emocional ou psíquica e para realinhamento de chacras.
Homeopatia - Indicada e receitada pelos
mentores espirituais. As fórmulas são feitas normalmente por laboratório
de manipulação homeopáticos. E devem ser tomados de acordo com o
determinado.
Outros - Fora estes tratamentos, também podem
ser utilizados, florais de Bach, cristaloterapia, chás, aromaterapia,
acumpuntura, do-in, etc… Em alguns casos os guias também indicam dietas,
alimentos a serem evitados ou ingeridos para melhoria da saúde geral.
OBS: Para o momento da visita espiritual e
cirurgia espiritual: O paciente deverá vestir-se e deitar-se com roupas
claras (de preferência branca); ficar num ambiente calmo, com pouca luz e
colocar ao lado um copo d’água para ser bebida após o tratamento.
Após a visita e a cirurgia, o paciente deverá
manter-se em abstenção por mais 6 horas, para que a energia doada seja
melhor absorvida.
Como interagem com os médiuns
Incorporação - É muito sutil e dificilmente
inconsciente a incorporação dos mentores de cura. Muitas vezes atuam
apenas na fala e só assumem o controle motor quando necessário.
Intuição - Alguns mentores trabalham com seus
médiuns apenas pela via intuitiva, indicando as providências a tomar e
tratamentos. Neste caso, é necessário um grande equilíbrio e
desenvolvimento do médium, para que o mesmo não atrabalhe nas indicações
dadas pelo mentor.
Psicografia (Receitistas) - Funciona da mesma
forma que a psicografia comum, mas os espíritos comunicantes costumam
psicografar receitas de tratamentos e medicamentos (que em alguns casos
podem até mesmo ser da medicina comum).
Equipes Espitituais
Cirúrgicas - São formadas da mesma forma que as
equipes cirúrgicas do plano material, compostas de cirurgião,
assistente, anestesista, instrumentista, enfermeiros, etc… Apnas diferem
no que se refere aos instrumentos e tecnologia utilizados. Incluindo
também a aplicação de passes e energias associados a intervenção
cirúrgica.
De Oração - Formadas normalmente por espíritos
religiosos, acostumados às preces quando encarnados. Estas equipes se
reúnem junto ao paciente em uma corrente de orações com finalidade de
equilibrar o mental e emocional do paciente e também de buscar energias
dos planos superiores. Como efeito adicional, a prece tende a elevar a
energia gelal do ambiente onde está o paciente, asiim como dos
encarnados que estam atuando junto ao mesmo.
De Proteção - Quando o mal físico está
associado a interferência de espíritos inferiores, essas equipes fazem a
proteção do paciente, enquanto o mesmo é tratado nas cirurgias ou
visitas, ou enquanto está seguindo as recomendações indicadas pelos
mentores de cura.
De Passes (passe espiritual) - Seu trabalho é
realizado em sua maior parte durante as sessões de cura e durante as
visitas espirituais. Dando passes no paciente, nos asistentes e nos
médiuns; antes, durante e após a sessão.
De Apoio - Estas equipes atuam levantando o
histórico do paciente diretamente no seu campo mental, preparando-o
através da intuição para a consulta, estimulando-o através do pensamento
a reeducar hábitos nocivos, a mudar as situações que estejam
prejudicando a própria saúde, inspirando-os força de vontade para
continuar os tratamentos e seguir as recomendações e dietas.
O que curam e o que não curam
Males Físicos - A maior parte dos males físicos
de que os encarnados sofrem, são causados pelos maus hábitos, vícios e
má alimentação. Os mentores nestes casos se utilizam das diversas
terapias para a cura mas principalmente esclarecem ao encarnado quanto a
órigem de tais males, sugerindo dietas, o abandono ou diminuição dos
vícios e mudança de hábitos. Nestes casos a cura definitiva só pode ser
obtida com a plena conscientização do paciente e com a sua força de
vontate e compromisso na obtenção do equilíbrio orgânico.
Males Mentais - Parte dos males mentais
(depressão, angústia, apatia) são causados por obsessores, mas a maior
parte deles tem por origem a própria atitude mental do paciente.
Pensamentos negativos atraem energias negativas, que quando se tornam
constantes e intensas podem se materializar no corpo físico na forma de
doenças. Males como: úlceras, enchaquecas, hipertensão, problemas
cardíacos, e até mesmo algumas formas de câncer podem ser provocados
pela mente do pacinte, quando esta se encontra tomada por pensamentos
negativos. Também neste caso os mentores além de indicarem os
tratamentos apropriados, esclarecem ao paciente quanto a necessidade de
mudar a atmosfera mental, com objetivo de não ficar atraindo
continuamente energias desequilibrantes, costumam também sugerir
passeios por locais da natureza e o hábito da prece como forma de atrair
energias novas e regeneradoras.
Males Kármicos - Os males kármicos se
caracterizam por doenças incuráveis (fatais ou não) tanto pela medicina
alternativa, quanto por terapias alternativas ou por meios espirituais.
Nestes casos o tratamento visa o alívio do paciente ou ampará-lo
emocionalmente para que sua atitude mental não tome o rumo da revolta ou
do desespero. As doenças karmicas são males que escolhemos antes de
encarnar como forma de resgatarmos erros passados. Típicos males
kármicos são: Cegueira de nascença, mudez, Idiotia, Eplepsia, Sindrome
de Down, Más-Formações do corpo físico, etc. Na maior parte são males de
nascença, embora algumas doenças possam ter sido “programadas” para
surgir em determinada época da encarnação. Nestes casos os mentores não
podem (e nem deveriam) curar o corpo, pois através do padecimento deste é
que o espírito está resgatando suas faltas e aprendendo valiosas lições
para sua evolução e crescimento.
Males Espirituais - São aqueles causados pela
atuação dos espíritos (obsessores, vampirizadores, etc.) e que se
refletem no corpo físico. Nestes casos os mentores cuidam do corpo
físico enquanto o paciente é tratado também em sessões de desobsessão,
descarrego, etc. Ou seja os mentores com as terapias à seu alcance
minimizam e atenuam os males causados ao corpo físico enquanto o
paciente é tratado na origem espiritual do mal de que sofre. Quando o
paciente se vê livre da presença espiritual nociva, os mentores costumam
ainda continuar com os tratamentos visando reparar os males que já
haviam sido causados ao organismo, até que ele retorne ao seu
equilíbrio.
A Sessão de Cura (O visível e o Invisível.)
Os Pacientes - O paciente deverá abster-se de
bebidas alcoólicas, café, cigarro, carnes de origem animal e sexo, 24
horas antes da consulta, da visita e da cirurgia espiritual.
A Preparação - Muito tempo antes dos portões da
casa espírita se abrirem ou dos médiuns chegarem, o ambiente destinado
aos tratamentos já está sendo limpo e preparado. Os procedimentos
começam com o isolamento da casa espírita que é cercada por equipes de
vigilantes espirituais (os exus), que impedem a entrada de espíritos
perturbadores e fazem a limpeza fluídica dos encarnados que chegam. Caso
seja nessessário, podem provocar até mesmo um mal estar ou utra
situação de forma a afastar as pessoas que venham a casa espiritual com
má intenção ou envolta em fluidos que possam perturbar os trabalhos.
Logo após se procede a limpeza do ambiente interno da casa e em seguida
há uma energização do ambiente. Em paralelo a isto, alguns espíritos
trazem até o ambiente alguns fluidos extraídos da natureza, para serem
utilizados posteriormente no tratamento dos pacientes. Em seguida a isso
vão chegando a casa os mentores com suas equipes de trabalho de forma a
se reunirem e fazerem o planejamento dos trabalhos a serem executados.
Fora da casa espírita, os médiuns que irão ser veículo dos mentores,
devem estar se preparando física e mentalmente para os trabalhos, e já
estão sendo magnetizados e preparados pelo plano espiritual de forma a
terem maior sintonia com os mentores. Quando os médiuns chegam a casa,
continuam sendo preparados pelas equipes espirituais. E enquanto cuidam
do ritual (incensos, cristais, velas, etc.) vão entrando em sintonia com
o plano espiritual. A preparação termina com a prece de abertura, onde o
pensamento dos encarnados e desencarnados se une numa súplica ao Divino
Médico para que ele interceda por todos. Após isso os mentores de cura
se manifestam e dão sua mensagem indvidual para o início dos trabalhos.
A Mesa - A mesa da sessão de cura é composta
por 3 ou 4 médiuns que devem se manter em concentração/oração durante
todo o tempo em que estiverem compondo a mesa, e só devem romper a
concentração após a partida de todos mentores que estiverem trabalhando.
A mesa funciona como um ponto focal de energias, é através da mesa que
chegam as energias e ordens de mais alto e são distribuídas às equipes.
Por ser um local onde existe alta concentração/oração é o ponto para
onde convergem as energias mais puras e mais sublimes da sessão de cura.
Eventualmente, podem se manifestar à mesa algum mentor de cura, ou
algum dos médiuns pode ser utilizado em alguma psicografia (por isso
mesmo é interessante manter lápis e papel á mesa). Na mesa também fica a
água a ser fluidificada e o nome de algumas pessoas que receberão
irradiação.
Os Médiuns - Os médiuns que não estiverem
trabalhando com seus mentores, compondo a mesa ou atuando como cambonos
dos mentores devem manter o silêncio a concentração e a oração. Devem
utilizar esse momento para permitir que seus próprios mentores os
preparem para futuramente trabalharem com eles. E ter também consciência
de que toda a energia positiva que estiverem atraindo para os trabalhos
de cura através de sua concentração/oração estará sendo amplamente
utilizada pelos mentores e pelas equipes de cura para levar a caridade a
todos os que estiverem sendo tratados.
O Encerramento - No encerramento, os mentores
de cura dão suas mensagens finais e partem. Neste momento os médiuns que
compõem a mesa também pode romper a concentração. Todos os médiuns
tomam da àgua fluidificada que está na mesa. E caso o digigente julgue
conveniente, pode efetuar a leitura de alguma mensagem que porventura
tenha sido psicografada. No plano espiritual, o trabalho ainda continua,
com distribuição de serviço entre as equipes espirituais. Somente após a
saída de todos os médiuns e com o encerramento dos trabalhos de cura no
plano espiritual é que a corrente dos vigilantes (exus) se desfaz.
Embora a casa continue sendo vigiada, apenas não de forma tão ostensiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário