AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O SEXTO E O SÉTIMO SENTIDOS




De todos os termos que designam a telepatia e outros fenômenos semelhantes, o que me parece fornecer o melhor ponto de partida é o "sexto sentido". Ele tem um significado mais positivo do que "percepção extra-sensorial" ou "paranormal", uma vez que implica a exist~encia de uma espécie de sistema sensorial -- um sentido superior aos sentidos conhecidos, mas que não deixa de ser um sentido. Sendo um sentido, ele ocupa um lugar definido no espaço e no tempo; não é sobrenatural, mas biológico. Estende-se para além do corpo, mas seu modo de operação ainda não é conhecido.


Há ainda um termo melhor para designá-lo: "sétimo sentido". O sentido já foi confiscado pelos biólogos que estudam sentidos elétricos e magnéticos dos animais. Certas espécies de enguia, por exemplo, geram em torno de si um campo elétrico através do qual detectam os objetos presentes no ambiente, até mesmo no escuro. Os tubarões e arraias detectam com espantosa sensibilidade a eletricidade corporal dos peixes e pássaros migratórios têm um sentido magnético, uma bússola biológica que os habilita a movimentar-se de acordo com o campo magnético terrestre.

(...)

O termo sétimo sentido expressa a idéia de que a telepatia, a sensação de estar sendo observado e as premonições se incluem numa categoria diferente dos cinco sentidos comuns e diferentes também dos diversos "sextos sentidos", que se baseiam todos em princípios físicos já amplamente conhecidos.

(...)

A MENTE ALÉM DO CÉREBRO


Se o sétimo sentido existe, isso indica que devemos adotar uma visão mais ampla da mente -- uma visão literalmente mais larga, na qual a mente sai do corpo e se projeta em direção do mundo que a rodeia. E sai não só do corpo humano, mas também do corpo dos animais.


... afirmo que a mente realmente se estende para além do corpo, estende-se através dos campos que ligam os organismos uns aos outros e ao seu ambiente. Esses campos podem ajudar a explicar a telepatia, a sensação de estar sendo observado e outros aspectos do sétimo sentido.. Mas, mais importante ainda, eles podem explicar também a percepção normal. Nossa mente se estende para o mundo ao nosso redor, ligando-nos a tudo o que vemos.

(...)

A telepatia, como a sensação de estar sendo observado, só é paranormal se definirmos como "normal" a teoria de que a mente se restringe ao cérebro. Mas, se a mente de fato sai para fora do cérebro, como parece fazer, e se liga a outras mentes, como parece acontecer, fenômenos como a telepatia e a sensação de estar sendo observado podem ser considerados normais. Não são estranhos e fantasmagóricos, verdadeiras anomalias da psicologia humana, mas fazem parte da nossa natureza bilógica.

(...)

... temos muito a aprender com os mais recentes progressos das pesquisas cerebrais. Nossa mente se centra em nosso corpo, e especificamente no cérebro. Digo, porém, que ela não se limita ao corpo, mas se estende para além dele. Essa extensão se dá através dos campos da mente ou campos mentais, que existem dentro e fora do cérebro.

(...)
Os campos magnéticos, como elétricos e os gravitacionais, são invisíveis mas são capazes de provocar efeitos à distância. Do mesmo modo, os campos mentais não se restringem ao inteior do crânio, mas saem dele. Afirmo que nossa atividade mental depende de campos invisíveis que também podem provocar efeitos à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário