AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ORAÇÃO ÀS SETE LINHAS DE UMBANDA


Esta prece pode ser recitada como abertura de sessões Umbandistas e Camdomblecistas. Ela invoca os sete Orixás que chefiam as sete linhas em que, de acordo com um das vertentes da tradição, se organizam os espíritos na Umbanda:

1- a das legiões de santos e santas dirigidos por Oxalá;
2- a das entidades das águas, governadas por Iemanjá;
3- a das entidades que habitam as pedreiras, chefiadas por Xangô;
4- a dos oguns ligados aos diversos orixás, liderados por Ogum;
5- a dos Caboclos e Caboclas das matas cujo chefe é Oxóssi;
6- a dos Petro Velhos, dirigidos por Iorimá (São Cripriano);
7- e a das crianças, encabeçada por Ibeji.

É importante observar que, de acordo com outra interpretação, que consta com pelo menos tantos seguidores quantos os tem essa primeira versão , as crianças constituem uma falange pertecente à linha de Oxalá. A sétima linha é a do Oriente, liderada por São João Batista.

Depois desta introdução passemos a oração.

" Oxalá, Mestre Supremo, vós que refletis o princípio criador; que sois o verbo solar, a ciência do verbo sublime; que fazeis a supervisão de todos os Orixás na Terra, sendo a Luz do Senhor Deus Pai, a consciência cósmica movedora dos universos, abençoai-nos".

"Iemanjá, Rainha dos Mares, vós que simbolizais em vossas cristalinas águas toda a verdade e pureza dos mundos terrestre e astral, no poderio de vosso reino liquído, símbolo da procriação e da maternidade, valei-nos".

"Xangô, poderoso Orixá da Justiça, da lei corretea, do direito aplicado eticamente, dono das pedreiras, raios e trovoadas, jutamente com Iansã, Oxum e Obá, dos locais virgens onde vos encontrais, intercedei por nós".

"Ogum, que sois o Orixá das guerras espirituais, do ferro e dos metais, o senhor das batalhas astrais, que atendeis nas lutas relativas às demanddas materiais, rogai por nós".

"Oxóssi, Rei das Matas, florestas e selvas virgens, caçador de almas perdidas, defensor da flora e da fauna silvertre, que juntamente com Ossãim, a deusa das ervas medicinais, protegeis a pureza e a essência do ambiente astral de nossas matas , intercede por nós".

"Iorimã, grandioso chefe da linha de Pretos-Velhos, ancestrais dos escravos humilhados, compreensivos e dominadores das curas pelas ervas, simpatias e sábios conselhos reeeducativos, aliviai-nos em nossas dores e sofrimentos".

"Ibeji, Iori e Erê Superior, que simbolizais a simplicidade, a graça infantil e a inocência das crianças, seguundo a orientação do mestre Oxalá, de que "o reino dos Céus pertence aos pequeninos, que são isentos de maldade", ajudani-nos no que for possível".


" A todos vós, Orixás, guias e protetores, gênios tutelares, anjos de guarda ou entidades que nos dirigis, dando-nos amparo, fé, esperança e proteçaõ, vos pedimos que estejais sempre ao nosso lado, tanto nos momentos de alegria com nos de tristeza, angústia, ansiedade ou sofrimentos físicos e morais, derramando vossas vibrações salutares e benéficas para que, tranquilos, calmos e esperançosos, possamos estar em sintonia com o Astral Superior, superando as dificuldades e obstáculos surgidos em nossos caminhos, rumo ao topo da escala espiritual, graças às nossas ações e atividades em que a caridade pura e simples seja a base de todo nosso merecimento. Amém" Que assim seja".
 

Um comentário:

  1. O site está de parabéns que os orixás nus traga muita força e luz!

    ResponderExcluir