AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OS ESPIRITOS DA NATUREZA



Devemos a Phillippus Aureolus Paracelsus – Príncipe dos Alquimistas e filósofos Herméticos, um grande conhecedor na natureza espiritual. Paracelso acreditava que cada um dos quatro elementos primários era constituído de um princípio sutil, vaporoso e de uma substância corporal densa (semimaterial).

O ar, água, fogo, terra tem duas naturezas, uma visível e outra invisível. Os minerais, os vegetais, os animais e os homens vivem num mundo composto da parte densa desses quatro elementos., todos são construídos combinandos os elementos.



Água é representada pela ciência moderna por Hidrogênio, o ar em oxigênio, o fogo por nitrogênio e a terra por carbono. Da mesma forma a parte invisível é representada por diversos seres invisíveis, esses múltiplos seres são chamados de ELEMENTAIS ou ESPIRITOS DA NATUREZA.

Paracelso dividiu esses seres em grupos dentro de seus quatro elementos. Chamando de elementais classificados nos grupos com os nomes de Gnomos, ondinas, silfos e salamandras.

Porém cada civilização colocou seus próprios nomes aos elementais. Na Grécia, Roma, China, Índia e Egito acreditavam nos Sátiros, Duendes. No mar as sereias, os rios e as fontes as ninfas, no ar com as fadas, o fogo com lares e penates, a terra com faunos, dríades e hamadríades.

O folclore e a mitologia de todos os povos abundam de lendas dessas figuras, dos que assombram castelos, guardam tesouros nas profundezas da terra. As fadas são delícias das histórias infantis.
Paracelso ao descrever as substâncias que constituem os corpos dos elementais, dividia a carne em dois tipos. A primeira é a carne física, visível. A segunda é semimaterial, não visível ao plano físico. Acrescenta ainda que enquanto o homem é composto de espírito, alma, mente e corpo, os elementais são constituídos apenas dessa substância sutil que ele chama de éter (essência espiritual). Portanto cada elemento possui seu éter, isso faz com que cada grupo viva apenas dentro de seu elemento (como os peixes dentro da água). Afirma que não existe contato entre os grupos familiares de um elemento com outro elemento.

Os espíritos da natureza não podem ser destruídos pelos elementos mais grosseiros, tais como: Fogo físico, avalanche, terremoto, inundação, pois estão noutra faixa vibracional. Porém possuem carne, osso e são mortais.

Segundo Paracelso não possuem espírito individual e imortal, e na morte simplesmente se desintegram de volta ao elemento no qual originalmente se tinham individualizados. Nenhuma consciência individual se preserva após sua morte, pois não há um veículo superior para contê-la. Sendo os elementais feito de uma única substância, não há fricção entre os veículos, por isso os elementais vivem idades avançadas.

Os compostos de éter terrestre (mais denso) vivem menos tempo, os do ar são os que vivem mais. A duração média de vida fica entre 300 à 1.000 anos. Vivem em condições similares aos humanos, sujeitos a doenças.

Eles vivem em quatro elementos: as ninfas no elemento água; os silfos no elemento ar; os elfos ou duendes na terra; as salamandras no fogo. Cada espécie move-se dentro do seu elemento, como o ar para nós, água para os peixes.

Não deve-se confundir os elementais com as ondas vivas energéticas que se movem por todo o mundo espiritual nos planos astrais e mentais. Os elementais são de natureza etérica (atômica). Os Devas e outras entidades espirituais são de outra natureza espiritual. 


ELEMENTAIS DO AR:

Os Xamãs pedem ajuda ao ar, quando é preciso reaprender a respirar, a viver. O ar auxilia o curador quando alguém precisa muito se dar conta da sua vida (encarnação) e da sua morte (transmutação), do inspirar (ganhar vida) e do expirar (doar vida).

Elementais do ar são os que reinam pelo ar e ventos. São os silfos (silfídes), fadas e hamadríades.
 
Eles são os mais elevados de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória. 

 Vivem centenas de anos, freqüentemente atingem um milênio de idade e nunca parecem envelhecer. A líder dos silfos é chamado Paralda e afirma-se que vive na mais alta montanha da Terra.

Hamadríades - Estes seres do ar estão ligados aos espíritos da natureza, especificamente às árvores, onde fazem a sua morada permanecendo ligados desde o nascimento até a morte. Na sua forma natural, irradiam um amarelo-esverdeado, podendo ser percebidos pelo homem, por sua luz delicada e um brilho levemente cintilante.

Fadas: - As fadas são uma "espécie" de Devas dos vegetais e estão diretamente ligadas à terra e ao ar. Fisicamente são pequenas e ágeis, irradiando-nos um brilho luminoso esbranquiçado, lembrando-nos um núcleo, um bloco de energia pura. São elementais que têm percepções naturais da sensibilidade e da harmonia da vida. São leves e sutis a ponto de realizarem trabalhos minuciosos, como o de preencher uma flor colocando-lhe as pétalas.

Silfos ou Sílfides - Estes elementais reinam no ar, nos ventos, sendo os que mais se assemelham aos anjos. Têm uma capacidade intelectual sensível, chegando a favorecer o homem na sua imaginação. São reconhecidamente belos, assumindo vários tons de violeta e de rosa. As lendas contam que são os sílfos que modelam as nuvens com suas brincadeiras, para embelezar o dia-a-dia do homem na Terra. 


ELEMENTAIS DO FOGO:

Uma de suas atividades construtivas, no plano físico, é purificar através da incineração de detritos e de corpos humanos, a qual permite o retorno dos respectivos elementos ao Sol, para uma repolarização. A atividade destrutiva do fogo é demonstrada na queima de construções e florestas e também em relâmpagos, na tempestade e no uso de armas de fogo, bombas etc..
"Fogo, meu espírito..."

No Sol, nas estrelas, nas fogueiras ou nas brasas, no nosso coração... sentimos a luz da vida. O fogo é o elemento das transmutações, da transformações. Sua força luminosa indica o caminho que deve ser seguido por aquele que conhece os ensinamentos do Universo.
 O fogo é a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito. Ele conduza cada um à sabedoria interior.

Os Xamãs pedem ajuda ao Avô Fogo, como é chamado pelos índios, quando é hora de trabalhar as mudanças.

O fogo auxilia no processo de limpeza também, o velho cedendo lugar ao novo. A Sauna Sagrada é um dos lugares usados, pelos Xamãs, nos processos de cura pelo fogo..

As Salamandras, ou Espíritos do fogo, vivem no éter atenuado e espiritual que é O invisível elemento do fogo. Sem elas, o fogo material não pode existir.

Elas reinam no fogo com o poder de transformar e desencadear tanto emoções positivas quanto negativas. As Salamandras, segundo os especialistas, parecem bolas de fogo e que podem atingir até seis metros de altura. Suas expressões, quando percebidas, são rígidas e severas. Dentro de todas as formas energéticas (o fogo, a água e o mineral), estes seres adquirem formas capazes de desenvolver pensamentos e emoções. Esta capacidade derivou do contato direto com o homem e da presença deles em seu cotidiano.

Por tal motivo, as Salamandras desenvolveram forças positivas, capazes de bloquear vibrações negativas ou não produtivas, permitindo um clima de bem estar ao homem.
O homem é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elas reduzem a cinzas tudo aquilo de que se aproximem.


ELEMENTAIS DA TERRA:

O elemento da TERRA é vital para a produção de alimentos, afim de que a humanidade possa formar corpos perfeitos, os quais são suas manifestações neste planeta, para as atividades espirituais e cósmicas. Vemos a ação benéfica da terra nas lindas paisagens, na vida dos pássaros, nas flores, nos belos minerais e naturalmente na produção dos vegetais. Sua ação destruidora é demonstrada nos desmoronamentos, vulcões em atividade e terremotos.
Gnomos - Considerados os guardiães dos minerais, com a capacidade de perceber e sintonizar o fluxo de crescimento destes minerais (das rochas), propiciando a sua manifestação e evolução, chegando a transformar a rocha em cristal. A teoria baseia-se no princípio das assências elementais. A rocha (essência elétrica comprovada) permitiu a manifestação da essência elemental (suposta) que impulsionada gerou o cristal.

Duendes - Seguem o mesmo processo, só que no reino vegetal onde denominam e atuam, propiciando um ciclo de desenvolvimento adequado. Estão ligados à terra energeticamente e influem no curso natural de uma planta por eles regida.

Os domicílios dos elementais da terra são as matas fechadas, rochas e também as margens das lagoas. Como os seus corpos são feitos de substância etérea fina, eles conseguem atravessar os corpos sólidos, como nós atravessamos o ar.
Geralmente possuem suas moradias dentro da terra, próximas à superfície. 


 ELEMENTAIS DA ÁGUA:

O elemento da Água está relacionado com o corpo emocional, e de sua depuração resulta a pureza deste corpo. No plano físico, é um grande agente de limpeza e um dos muitos fatores necessários para contrabalançar as condições da atmosfera e da produção agrícola.
Sua atividade destrutiva é demonstrada em enchentes, furacões e afogamentos, nos quais perecem homens e animais. Os elementais das águas são as ondinas, sereias e ninfas (tritons, naiades).
Ondinas - Vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos. 

São reconhecidos por terem o poder de retirar das águas a energia suficiente p/ a sua luminosidade, o que permite ao homem, por muitas vezes, percebê-los em forma de um leve "facho de luz".

Sereias - São elementais conhecidos como metade mulher e metade peixe, delicados e sutis, com o poder de encantar e hipnotizar o homem com seu canto.

Ninfas - São elementais que se assemelham às ondinas, porém um pouco menores e de água doce. Apresentam-se geralmente com tons azulados, e como as ondinas maiores, emitem suas vibrações através de sua luminosidade. A diferença básica entre uma e outra, encontra-se na docilidade e beleza das ninfas, que parecem "voar" levitando sobre as águas em um balé singular.

Assim como os gnomos estão limitados em sua função aos Elementos da terra, as Ondinas, os elementais da água, funcionam na essência invisível e espiritual chamada éter úmido. A beleza parece ser uma característica comum dos espíritos da água. Onde quer que as encontremos representadas na arte e na escultura, são sempre cheias de graça e simetria.
Controlando o elemento água - que sempre foi um símbolo feminino – é natural que os espíritos da água sejam com mais freqüência simbolizados como fêmeas. Existem muitos grupos de Ondinas. Algumas habitam cataratas, onde podem ser vistas entre os vapores; algumas, vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos; outras tem o seu habitat nos pântanos, charcos e brejos, entretanto outras, ainda, vivem em claros lagos de montanha. Em geral quase todas as ondinas se parecem com seres humanos na forma e tamanho, embora aquelas que habitam os rios e fontes tenham proporções menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário