AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sábado, 14 de agosto de 2010

A Evolução Espiritual


A evolução espiritual, como já dissemos, compreende três aspectos fundamentais. A reencarnação, o karma e o livre-arbítrio. Julgamos importante descrever alguns aspectos da evolução espiritual para todos aqueles que se interessam por Terapia de Vidas Passadas. Esses ensinamentos formam uma síntese que deve ser motivo de reflexão para todas as pessoas. Falar da evolução espiritual é algo difícil e bem complexo, pois nós mesmos estamos dentro de um plano de evolução muito limitado. Porém, oferecer uma dimensão geral de uma parte dos princípios já conhecidos pode ser interessante para o conhecimento dos espiritualistas em geral.

1) O ser humano é Uno com o Espírito Universal, fonte de toda a vida e criatividade. Evoluímos na medida em que vamos nos integrando a esse Ser Cósmico e assimilando seus atributos mais elevados. Em última instância, não há separação entre o Universo e os seres. Todos fazemos parte de uma Unidade Essencial que tudo permeia. O ser é um ponto dentro do círculo infinito que tudo abraça, que é o absoluto incognoscível.

2) O ser nunca teve começo. Existiu, existe e sempre existirá. Vive desde a eternidade e viverá para sempre. Embora suas formas e estados possam variar, sua essência permanece inviolável e inacessível. Para ele não há degradação, transformação ou descontinuidade. Tudo o que teve um começo deverá necessariamente ter um fim, mas aquilo que nunca teve início, jamais terá um fim.

3) O que chamamos de morte é apenas uma mudança de estado vibratório. É uma passagem de um estado a outro. Passa-se de uma condição de materialidade imposta pelos limites do corpo físico a uma condição de energia, menos densa e mais sutil.

4) A vida é sempre contínua, não havendo interrupções nem lacunas. Essa continuidade do ser e da essência é, ao mesmo tempo, uma descontinuidade de formas e exterioridades.

5) O objetivo da vida é sempre o progresso e a evolução incessante do ser. Não importa o quanto nos acreditemos desviados ou bloqueados. Tudo sempre conspira para um desfecho mais amplo, com inúmeras possibilidades de desenvolvimento. Existe um sentido cósmico em toda a vida humana que na maioria das vezes ainda somos incapazes de perceber pelos nossos sentidos objetivos. Mas somos dotados de sentidos ocultos, ainda adormecidos e não manifestados, em sintonia com os múltiplos níveis, estados e planos da existência.

6) A eternidade e o infinito são aqui e agora. Não existe eternidade do passado ou do futuro, assim como não há espaço infinito que não seja aqui mesmo. O presente é o único momento eterno e o infinito está em todos os lugares.

7) Temos corpos físicos  porque eles são importantes dentro do estágio evolutivo que nos encontramos, mas conforme vamos progredindo em consciência descartaremos os corpos materiais, assim como daqui para frente deixaremos de lado também os corpos mais sutis. A Alma humana atravessou eras e foi sempre evoluindo, cada estágio com suas dificuldades e desafios. Vamos revestindo muitos corpos, níveis, tipos, formas, aspectos, de camada em camada, de estrato em estrato, condição em condição, vamos perdendo os limites e penetrando no ilimitado.

8 ) O renascimento ocorre em zonas materiais ou imateriais que correspondem a nossa sintonia, desejos, aspirações e necessidades. O padrão de energia que estamos determinará as condições do nascimento, da vida e da morte seguinte.

9) No Universo há inumeráveis moradas, mundos, planos, dimensões e esferas para se existir, cada um guardando um aspecto de verdade dentro do absoluto. Os seres ligam-se aos mundos inferiores ou superiores conforme seus desejos e virtudes mais ou menos elevados. Há mundos tão inferiores que são incompreensíveis a nós e há mundos tão superiores que qualquer descrição seriam meras palavras jogadas ao vento.

10) Quanto mais o ser vai evoluindo, mais ele se torna o senhor do seu destino. O espírito aos poucos vai deixando de ser mero joguete de forças, causas e condições e passa a tomar consciência de sua real natureza e o potencial a ela inerente. Assim, pode estar em qualquer quadrante do cosmos em que sua consciência se ligar dentro do grau em que se encontre.

11) O ser não retrograda nunca em sua evolução, assim como não ascende se não possuir méritos. Todo aperfeiçoamento realizado de uma experiência bem atravessada é terreno seguro conquistado, sem o qual ele não poderá elevar-se ainda mais. Aquilo que é do espírito, não será perdido nunca.

12) Durante toda a peregrinação do ser, dos estágios inferiores aos superiores, não perdemos nem uma pequena porção de nossa consciência. Esta permanece apenas oculta, incapaz de manifestar-se plenamente devido às inúmeras camadas de densidade, afastadas que estão do centro ou núcleo de toda a existência universal. Mas em algum momento, encontraremos essa “palavra perdida”, a chave de tudo, nosso ser real e único; a unidade, o centro de tudo dentro do centro do ser. O que somos em essência, sem substâncias, sem máculas; puro e cristalino. “O ser que é o ser.”
Do Livro: “Regressão e Espiritualidade” de Hugo Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário