AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PASSE MAGNETICO

passe1

O surgimento da Hipnose se deu através do mesmerismo, técnica de cura magnética desenvolvida por Franz Anton Mesmer. Mesmer se formou em medicina, mas acreditava no espiritual, havia lido as obras de Paracelso e buscava na medicina a explicação para as leis da correspondência – que define as analogias entre o inferior e o superior, o humano e o divino, princípio que concebe o ser humano como uma miniatura do Universo. Esta idéia foi muito defendida pelos ocultistas antigos, estabelecendo-se como princípio básico que orientou as ciências ocultas e espirituais do passado, consideradas “proibidas” na época, como Astrologia, Alquimia, Hermetismo etc.
Mesmer acreditava que o magnetismo existia não apenas na natureza, mas era um fluido que emanava dos animais e homens, de sua própria vitalidade, recebendo o nome de “magnetismo animal”. Tratava-se de um fluido invisível, um magnetismo que poderia ser transferido a outra pessoa, e o mais importante, poderia trazer a cura de moléstias físicas. Apesar da grande popularidade de Mesmer e das curas que foram anunciadas, a Academia Francesa de Ciências e a Real Sociedade de Medicina criaram uma comissão formada por membros como Benjamin Franklin e Lavoisier, que acabou por rejeitar as pesquisas de Mesmer, taxando a descoberta do magnetismo animal como pura sugestão. Nos dias de hoje, o “magnetismo” é amplamente utilizado e seus efeitos há muito já foram demonstrados, embora essas pesquisas não sejam muito divulgadas.
Desde a época de Mesmer, alguns mesmeristas, em especial o Marquês Chastenet de Puységur (que teve o primeiro caso de Hipnose registrado) começaram a perceber que o magnetismo animal, quando aplicado, poderia induzir uma pessoa a uma espécie de sono magnético, onde entrava-se num estado mais profundo de grande sensibilidade interna e externa, ficando sugestionável aos comandos do mesmerista. Victor Race, um dos pacientes do Marquês Chastenet de Puységur, se viu curado de dores torácicas e dispnéia após o “sono misterioso”. A partir desse momento, apareceu a Hipnose e outras técnicas de indução também surgiram, mas a aplicação do magnetismo animal ficou conhecida como uma possibilidade de estabelecer um estado hipnótico.
Hoje em dia, o magnetismo animal tomou formas diversas, uma delas é bem conhecida dentro do Espiritismo como “passe magnético”. Dentro da Igreja Messiânica, o mesmerismo encontra paralelo no “Johrey”. Outra técnica conhecida é a “Cura Prânica”, desenvolvida por Choa Kok Sui. Outra abordagem de cura magnética é a chamada Polaridade, originária das pesquisas de Richard Gordon, que consiste no equilíbrio das energias polarizadas do corpo através do magnetismo irradiado pelas mãos.
Muitos não sabem, mas o “passe magnético” pode facilmente induzir alguém ao transe. Além disso, e é amplamente reconhecido como um recurso poderoso de tratamento energético e muitos dos seus efeitos já foram demonstrados por testes com metodologias científicas. O Livro “Medicina Vibracional” de Richard Gerber, traz algumas destas experiências científicas que valem a pena ser pesquisadas pelos interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário