AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cristais e Chacras


Desde há muito tempo os cristais e pedras preciosas sempre têm despertado um grande interesse no homem. Seja pela suas cores, seja pelo seu brilho, o fato é que o homem sempre atribuiu a estes minerais propriedades mágicas e de cura.
Nos tempos atuais, houve um renovado interesse, não só pelos cristais e pedras preciosas como também por outros conhecimentos antigos que de alguma forma pareciam esquecidos, mas, que na verdade, podemos perceber agora estavam adormecidos, a espera de uma redescoberta.
Foi então que as propriedades mágicas e terapêuticas dos cristais passaram a despertar novamente enorme interesse. Passou-se assim a pesquisar e a redescobrir todo o potencial que temos a nossa disposição através do seu uso.
Hoje existe uma grande preocupação na aplicação de formas mais naturais de terapias, aquelas que possam tratar sem agredir, que possam de alguma forma promover a reintegração do homem com a natureza da qual ele faz parte. Os cristais atuam desta forma, acrescentando suas vibrações ao nosso campo energético, o que faz com que possamos restabelecer e manter o nossas energias em equilíbrio.
O objetivo deste trabalho é auxiliar pessoas que de alguma forma estejam envolvidas em atividades de cura .Procurarei colocar aqui um pouco da minha experiência na expectativa de que outras pessoas possam vir a beneficiar-se dela.

CRISTAIS
O uso dos Cristais e pedras:
Os cristais e pedras, tanto brutos como lapidados, agem doando e absorvendo energias. Por esse motivo é importante que não descuidemos de sua limpeza e energização.
Programação: está relacionada com a absorção de energia.
Meditação com os cristais envolve:
-memória armazenada no cristal.
-focalização da atenção.
-no sentido esotérico, a conectação com as forças cósmicas.
-é também um agente facilitador da relaxação.
Remédios: É possível fazer-se remédios usando para isso os cristais (são os elixires de cristais).Para fazê-los, procede-se da seguinte forma:

-na água: água pura e pedra limpa. Deixar a noite por 12 horas. O uso deve ser imediato, pois não leva conservante.
-no álcool de cereais: Deixar por 12 horas durante o dia, sem pegar sol direto. Este se conserva mais tempo, pois o álcool age como conservante. Usa-se pingar 4 gotas na água, 4 vezes ao dia.

DESCRIÇÃO E USO DOS QUARTZOS
Começaremos falando sobre o quartzo, pois dentre todas as rochas, o quartzo é uma das preferidas por todos os terapeutas, pois se trata de uma das formações mais completas para uso em cura.
QUARTZO:
Composição química:
Sua composição química é, basicamente, o óxido de silício ou sílica, uma das substâncias mais comumente encontradas na superfície de nosso planeta. Mas apesar disso são enormes as variações sob as quais ele se apresenta.

Variedades do quartzo:
O quartzo pode se apresentar sob variados aspectos, os quais passam a ser conhecidos por nomes diversos, como se houvessem adquirido identidade própria. Na verdade, essas variações são causadas por inclusões minerais na sua composição.
O quartzo passa a ter, então, as seguintes denominações:
Ágata ,crisoprásio, olho de tigre, ametista, cristal de rocha, ônix, aventurina, heliotrópio, opala, calcedônia, jaspe, prásio, citrino, olho de falcão, quartzo róseo, cornalina, olho de gato, quartzo enfumaçado ou fumê

CRISTAL DE ROCHA:
Na Antigüidade acreditava-se que o cristal de rocha era um gelo eterno (do grego krystallos: gelo).
Transparência:
Incolor, podendo ser mais ou menos transparente. Alguns apresentam inclusões de outros minerais, como ouro, rutilo, pirita, turmalina, goethita (quartzo astérico, o qual parece conter uma estrela em seu interior)
Sistema Cristalino:
Hexagonal (6 faces).
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Transparente.
Atuação e Uso:
É o quartzo que apresenta a maior variedade de usos.
Atua, principalmente, no chacra coronário.
Por sua capacidade de permitir que a luz branca o atravesse e se decomponha em todas as cores, ele atua reequilibrando e suprindo todo o organismo dos elementos dos quais este necessita.
Na aura ele atua limpando-a.
Ele harmoniza as energias circulantes em nosso corpo, pois age desbloqueando os canais por onde essas energias circulam. Em função dessa propriedade ele contribui facilitando a concentração e a meditação.
Quando usado junto com outra pedra ele amplia as propriedades desta.

QUARTZO ENFUMAÇADO OU FUMÊ:
Equivocadamente também chamado de topázio enfumaçado.
Coloração:
Sua coloração varia do marrom claro ao escuro, podendo apresentar-se também nas cores cinza ou negra. Sua cor deve-se a inclusão de impurezas (geralmente ferro, carbono e titânio).
Sistema cristalino:
hexagonal
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
transparente.
Atuação e uso:
A energia do qurtzo fumê está sintonizada com as energias da Terra por este motivo seu uso destina-se, principalmente, ao primeiro chacra. Ele estimula nosso instinto de sobrevivência ao fazer com que percebamos e amemos nosso próprio corpo (uma das funções do primeiro chacra). Ao agir assim ele está trazendo o sentimento do amor do chacra cardíaco para o chacra básico, permitindo que tenhamos capacidade de eliminar as emoções negativas e desnecessárias.
Ele age de forma semelhante à influência saturnina, que nos leva a descartar tudo que não seja mais necessário. Ele permite que desenvolvamos o desapego, qualidade indispensável para que possamos nos beneficiar da verdadeira luz que nos cerca.

QUARTZO ROSA:
Coloração:
Rosa forte ou pálido. Sua coloração é dada pela inclusão do manganês.
Sistema Cristalino:
Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência:transparente, translúcido.
Atuação e uso:
É uma das principais pedras usadas no chacra cardíaco.
Atua fundamentalmente no campo emocional. Nos momentos em que precisamos de ajuda para curar mágoas antigas que foram guardadas, mas que deixaram cicatrizes que continuam de alguma forma nos fazendo sofrer, esta variedade de quartzo nos oferece uma ajuda valiosa, pois a sua principal característica é nos deixar envoltos por uma atmosfera de paz e harmonia, permitindo que percebamos nossa capacidade de auto-aceitação e perdão quando então estaremos aptos a sentir amor e respeito por nós mesmos.
O quartzo rosa atua junto ao coração, e, por extensão, também atua no sistema circulatório, assim como junto aos órgãos reprodutores, os quais podem tornar-se mais saudáveis e com maior capacidade de nos ajudar a sintonizar com nossas energias de amor.
Quando nos dispomos a usar o quartzo rosa, precisamos estar preparados para vivenciar todas as emoções que ele irá despertar em nós, emoções essas que precisam ser entendidas para nosso próprio crescimento e amadurecimento espiritual.

AMETISTA:
Coloração:
Apresenta uma variação de cor que vai do violeta ao lilás, passando pelo vermelho púrpura. Sua coloração deve-se a inclusão de ferro e manganês em sua composição.
Sistema cristalino:
Hexagonal.
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
transparente
Atuação e uso:
Embora sua área de atuação seja principalmente o sexto e o sétimo chacras, ela pode ser usada em qualquer outra parte do corpo em que suas energias se tornem necessárias.
Atua no sistema nervoso, no sistema imunológico, no processo criativo, aumenta a capacidade de memória, ajuda no controle metabólico, ajuda a vencer o medo e a ansiedade.
Atua também estimulando a elevação espiritual, o amor a Deus.
A ametista purifica não apenas nosso corpo físico, mas também as nossas vibrações, fazendo com que nos tornemos mais conscientes de nossa participação num Todo Maior, fazendo com que nos apercebamos de que existe um poder cósmico do qual tudo emana.
Ela amplia nossos sentimentos humanitários e desenvolve nosso lado místico.

AVENTURINA ou QUARTZO VERDE:
Coloração:
Verde, parda dourada, irisada. Sua coloração é dada pela inclusão de minerais no quartzo, o que vai lhe proporcionar algum brilho. A mica torna-a acobreada, a mica de cromo torna-a verde.

Sistema Cristalino:
Hexagonal.

Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Translúcido, opaco.

Atuação e uso:
Equilibra as emoções e o corpo físico. Ela atua tanto no corpo físico, como também no mental e no emocional.
Como todas as pedras verdes, esta também possui um enorme poder de cura.
Ela pode ser usada em quase todos os tratamentos físicos. O verde é uma cor de equilíbrio. As pedras dessa cor atuam a nível de coração, rins, nas infecções como gripes, nas nevralgias, enxaquecas, além de normalizar a pressão arterial.
Sua cor verde permite que o raio verde da cura atue tanto no corpo físico quanto na aura.
Ajuda a neutralizar as emoções reprimidas. Em épocas de grande desgaste físico ou emocional ajuda no reequilíbrio de nossas energias.
Ajuda a acalmar as emoções.

CITRINO:
Muitas vezes é confundido com o topázio.
Coloração:
É um quartzo amarelo claro, até pardo dourado, que contem ferro em sua composição.
Sistema cristalino:
Hexagonal.
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Transparente.
Atuação e uso:
É mais usado no chacra do umbigo.
Ele estimula a atividade física, aumenta a disposição, ajuda à digestão, desintoxica o sangue. Aumenta a autoconfiança, permitindo que nos sintamos mais calmos e com melhores condições de tomar decisões e aceitar com otimismo os problemas ligados a nossa rotina.
O Cirino ajuda também a preservação de nossas energias, evitando que tenhamos uma perda energética acentuada em situações desgastantes.
Sua vibração de cor amarela fortalece o nosso campo energético, transmitindo sua luz dourada para nosso campo áurico.

QUARTZO OLHO DE FALCÃO:
Coloração:
Sua cor é verde azulado ou azul acinzentado tendo a superfície opalescente.
Sistema cristalino:
Hexagonal.
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Opaco.
Atuação e uso:
Usado principalmente no chacra básico.
Este quartzo leva-nos a uma percepção mais realista em nossas situações cotidianas. Ele também irradia energias curativas,que atuam neutralizando as energias causadoras de doenças.

QUARTZO OLHO DE GATO:
Coloração:
Pode se apresentar nas cores branca, cinzenta, verde, amarela, parda.Contem magnésio em sua composição.
Sistema cristalino:
Hexagonal.
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Translúcido, opaco.
Atuação e uso:
Pode ser usado nos casos de asma.

QUARTZO OLHO DE TIGRE:
Coloração:
Varia do amarelo ao marrom com reflexos dourados.
Sistema cristalino:
Hexagonal.
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Opaco.
Atuação e uso:
Ele está sintonizado com as energias da Terra (pela sua cor marrom), mas influenciado pela luz dourada, conduz a luz do chacra da coroa para assentá-la no corpo físico.
Usado no chacra do umbigo, leva-nos a tomar consciência de nossa própria força interior, desenvolvendo nossa autoconfiança.
Sua iridescência nos ajuda a encontrar o melhor caminho quando estamos em dúvida quanto a uma decisão a ser tomada.
Atrai também para nós os bens materiais da Terra.
É indicado também para pessoas que têm dificuldade em transformar em realidade seus sonhos e projetos.

CALCEDÔNIAS:
No grupo das calcedônias existem vários tipos de quartzos, dentre os quais podemos citar:
ágatas
calcedônia verdadeira
cornalina
crisoprásio
heliotrópio
jaspe
ônix
sardo.

ÁGATA:
Coloração:
Sua coloração é variável, em faixas ou camadas.
Sistema cristalino:
Hexagonal, agregados microcristalinos.
Composição química:
Óxido de silício.
Transparência:
Translúcido, opaco.
Atuação e uso:
Dentre as suas propriedades estão: aguçar a visão, iluminar a mente, fortalecer o coração, estimular a coragem, aumentar a auto-estima, melhorar a suscetibilidade.

ÁGATA ALARANJADA:
Atua acalmando nossas emoções e a medida que isso ocorre, ela cria condições para que possamos examinar com mais clareza os problemas que nos preocupam.

ÁGATA CINZENTA:
Atua no sistema circulatório e pele. Ajuda o corpo a absorver oxigênio mais rapidamente. Também age nas depressões.

ÁGATA MUSGOSA:
Atua no sistema circulatório, alivia a depressão. Ajuda a tomarmos consciência de nossas intuições. Age também canalizando a criatividade. Aumenta a vitalidade.

CALCEDÔNIA VERDADEIRA:
Coloração:
Suas cores são azul, branca ou cinzenta.

Atuação e uso:
Sua ação é, principalmente, ao nível do baço (englobando aí o sangue e o aparelho circulatório). Atua na visão, vesícula biliar, ossos.
É purificadora de ferimentos. Ela possui a capacidade de se autolimpar de emanações absorvidas durante seu uso em tratamentos. Sua ação de purificação age também ao nível emocional, permitindo que o indivíduo possa, através da reflexão e auto análise, reagir de maneira mais positiva e harmoniosa. Por suas qualidades de purificação e limpeza, é uma boa pedra para ser usada por terapeutas ou quaisquer profissionais cuja atuação envolva lidar com pessoas.

A Calcedônia branca também é chamada de pedra-mãe, pois muitas vezes ela se apresenta envolvendo outras rochas, cobrindo-as tal como uma casca, ou mesmo preenchendo cavidades, daí podermos encontrá-la muitas vezes junto com outras pedras. Por isto atribui-se a ela a propriedade de intensificar o instinto materno e estimular a lactação.
CORNALINA.
Coloração:
É uma variedade de Calcedônia de cor avermelhada ou vermelha acastanhada.
Atuação e uso:
A Cornalina tem forte sintonia com a Terra, fazendo com que quem a use sinta-se bastante ligado a este elemento. Por este motivo, ela influencia a fertilidade.
Também age no fígado, sangue e parte inferior das costas.
Estanca sangramentos, protege contra infecções, cicatriza feridas abertas.
Atua contra angústias, melancolia, reumatismo e nevralgia.
Ela confere autoconfiança, sendo, portanto útil para aqueles que precisam de um estímulo para tentar novas experiências, novos caminhos. Por reforçar a autoconfiança, ela pode ser também usada na meditação, quando permite que nos desliguemos de pensamentos desnecessários ao fim a que nos propomos.

CRISOPRÁSIO:
Coloração:
Variedade de Calcedônia de cor verde-maçã. Sua cor é devida ao níquel.
Atuação e uso:
O Crisoprásio ajuda a trazer a consciência aquilo que estava a nível inconsciente.
Acalma, diminui o egoísmo e permite que a pessoa participe mais de seu meio ambiente.
Estimula a criatividade. Aumenta a percepção. Ajuda nas doenças mentais.É boa para a vista. Ajuda nos partos.

HELIOTRÓPIO:
Coloração:
É uma Calcedônia opaca, verde escura, com manchas vermelhas.
Atuação e uso:
Atribui-se a ela a propriedade de fortalecer o sistema circulatório, desintoxicar os rins, fígado e baço.
Estimula a coragem, o altruísmo e a solidariedade.

JASPE:
O nome jaspe tem origem grega e significa “pedra manchada”. Estas manchas que o caracterizam podem ser de variadas cores.
Coloração:
Pode ser amarelo, vermelho, verde, marrom.
Atuação e uso:
Suas propriedades terapêuticas variam em função da cor.
Amarelo: energético e bom purificador das glândulas endócrinas.
Verde: usado nos distúrbios do aparelho digestivo, nos órgãos de limpeza. É bom também para apagar lembranças do passado que possam estar impedindo o crescimento no presente.
Vermelho: tem atuação junto ao sistema circulatório e órgãos purificadores como o fígado.
Marrom: por estar ligado as energias da Terra, estimula a concentração e também o próprio equilíbrio.
Atua junto ao sistema imunológico e na extração dos poluentes e toxinas encontrados no organismo.
É bom também para as erupções cutâneas, pois age limpando e purificando.

ÔNIX:
Coloração:
Sua cor varia do preto ao branco, podendo ter camadas estriadas de vermelho, marrom amarelo ou rosa; pode também ser translúcido.
Atuação e uso:
O ônix desenvolve a autoconfiança. Por ser uma pedra relacionada a Saturno, ela tem atuação junto aos ossos, dentes e pele.
Ajuda a concentração. Melhora o equilíbrio.
Deve ser usado do lado esquerdo do corpo; e, no caso de anel, no terceiro dedo da mão esquerda.

OPALA:
A origem de seu nome e uma palavra sânscrita, upala, que significa pedra preciosa.

Composição química: Óxido de silício hidratado.
As Opalas apresentam-se sob três tipos: opalas nobres, opalas de fogo e opalas comuns.
Sua característica principal é uma irisação em forma de arco íris, que varia dependendo do ângulo pelo qual se olha.
Elas contem água (30%). Entretanto esta água pode se perder com o tempo, fazendo com que a opala perca um pouco de seu brilho e opalescência. Se a guardarmos envolvida por um algodão úmido, impedimos seu envelhecimento e realçamos seu jogo de cores.
A opala não é muito usada em terapia, a não ser que se pretenda intensificar o estado emocional do paciente. Por seu alto teor de água, ela age junto às emoções, fazendo com que estas se manifestem de forma bastante aumentada (tanto as emoções positivas quanto as negativas). Somente deverá ser usada por aqueles que sabem lidar e compreender suas próprias emoções.

Além dos cristais de quartzo, existem muitas outras rochas que podemos usar em terapia. As mais comumente empregadas são:
GRUPO DO BERILO
ÁGUA MARINHA:
Coloração:
azul, podendo ser clara e também esverdeada.
Composição química: Silicato de alumínio e berilo.
Atuação e uso:
A água marinha estimula o funcionamento do chacra da garganta.
As estrias longitudinais que ela apresenta ajudam a conduzir a energia entre dois pontos; talvez seja este o motivo pelo qual ela aumenta a criatividade, a intuição, ajudando-nos a melhor interpretarmos nossas emoções.
Ela acalma a mente e alivia o stress. Reduz o medo.
Também fortalece os órgãos purificadores, tais como fígado, baço, tireóide, rins.
Atua junto ao estômago e olhos.
É utilizada para melhorar a inchação dos pés.
Em relação aos ambientes, ela age diminuindo a negatividade, acalmando e harmonizando.

ESMERALDA:
Coloração:
Verde, podendo variar em tonalidades que vão do verde claro ao escuro, passando pelo verde amarelado.
Atuação e uso:
Atua no chacra cardíaco, relaxando-o e expandindo-o
Ela desenvolve o equilíbrio físico, emocional e mental.
É uma pedra importante para ser usada por terapeutas e curadores, pois além de suas propriedades curadoras, ela desenvolve também a paciência, tão necessária aqueles que estejam de uma forma ou outra envolvidos com o próximo.
A esmeralda melhora o sistema imunológico.
Fortalece a memória. Ajuda a curar a insônia.Fortalece a visão. Normaliza a pressão arterial. Alivia a tensão nervosa..

MORGANITA:
Coloração:
Rósea a violeta claro. Também é conhecida como berilo rosa.
Atuação e uso:
Atua junto ao sistema nervoso, acalmado-o e purificando-o.

CORÍNDON:
SAFIRAS:
Coloração:
Azul (diversos tons), incolor, rósea, alaranjada, amarela, verde, violeta, negra.
Sistema cristalino:
Hexagonal com duas pontas (em forma de tonel), pirâmide de 6 lados, tabular.
Transparência:
Transparente, opaco.
Composição química: Óxido de alumínio.

As variações de cores são dadas pela inclusão de:
Ferro e titânio na safira azul.
Vanádio na violeta.
Cromo na cor de rosa.
Ferro em baixa quantidade nas cores verde e amarela.

Atuação e uso:
Depressão ou confusão mental.Dificuldade de concentração. Ao diminuir o stress e a tensão, ela ajuda a restaurar o equilíbrio perdido.
Também atua nos olhos.
A safira azul escura é excelente para febres, neuroses e doenças provocadas por perturbações dos nervos, inclusive asma.Insônia, úlceras.
A safira rosa-violácea encoraja o amor altruísta.Usada com a safira azul escura estimula uma visão mais humana da vida.
A safira alaranjada diminui o egoísmo. Ela atua principalmente no baço. Reduz a irritabilidade e induz a que se pense antes de agir.
Hemorragias: nas hemorragias nasais, colocar na testa.
Na meditação, para aumentar a devoção.
Serve de defesa contra a magia negra.
Atrai as pessoas boas.

RUBI:
Coloração:
Vermelha. Sua cor avermelhada é dada pelo cromo e , às vezes , um pouco de ferro.

Sistema cristalino: hexagonal, prismas de 6 faces, romboedros.
Transparência: Opaco, translúcida, transparente.
Composição química: Óxido de alumínio.
Atuação e uso:
O rubi aumenta a intuição e estimula o pensamento. Estimula a coragem, a energia, a paixão e a vitória. Combate a preguiça e a melancolia. Fortalece o coração e o sangue. Acalma dores.
Estimula o amor desinteressado, inclusive o amor a si próprio.

GRANADA:
Seu nome deriva do latim “grão”.Inclui vários minerais de composição química semelhante: piropo, almandina, espessarita, grossulária, andradita, uvarovita.

Coloração:
Vermelha, alaranjada, amarela, verde, negra, verde amarelada.
Transparência:
ransparente, translúcida.
Composição química:
São basicamente compostas por alumínio, silício e oxigênio, manganês e ferro.
Atuação e uso:
No tratamento de artrite e outras conseqüências da calcificação. Desperta no doente a vontade de se curar. Combate os maus pensamentos e a depressão. Infecções e doenças da pele. Melhora a circulação sangüínea. Melhora a concentração em crianças hiperativas.
Estimula a autoconfiança, o orgulho e a imaginação. Na meditação confere paz, calma e alívio dos problemas materiais. As granadas aumentam a auto- percepção. Auxiliam a acalmar a raiva, inclusive contra si próprio. Facilita a expressão das emoções. Ajuda a sintonizar a energia do coração e a ter controle de sua sexualidade.

OUTRAS PEDRAS USADAS:
HEMATITA:

Coloração:
Cinzenta como o aço ou preta como o ferro.
Sistema cristalino:
Hexagonal, cristais tabulares.
Transparência: opaca.
Composição química: Óxido de ferro.
Atuação e uso:
Atua nos órgãos purificadores do sangue (fígado, rins e baço). Pode ser usada para pulso rápido, olhos injetados, úlceras, cãibras nas pernas. Excelente para anemia. A pedra pode ser colocada sobre os órgãos purificadores ou sobre áreas de circulação deficiente.

LÁPIS-LAZULI:
Trata-se de uma das pedras consideradas de poder No antigo Egito era considerada como pertencente aos deuses e mensageiro dos céus.

Coloração:
Sua cor é de um azul profundo, com pontos dourados de pirita e, às vezes, pontos brancos de calcita.
Sistema cristalino:
Isométrico (cúbico), cristais raros, geralmente agregados densos, granulares.
Transparência: opaca.
Composição química: Silicato de alumínio e sódio com enxofre.
Atuação e uso:
O Lápis-Lazuli é considerado um purificador, tanto mental, como espiritual. Colocada na área do “terceiro olho”, ela consegue penetrar através dos bloqueios subconscientes, permitindo o contato com a mente intuitiva. Estabiliza o poder da mente, permitindo a atuação da força espiritual. Ajuda na liberação de feridas emocionais profundas, permitindo que estas venham à tona e possam ser curadas.
O lápis-lazuli pode ser usado para problemas respiratórios (de garganta, pulmões). Para os órgãos de limpeza. Sistema nervoso. Sistema imunológico. É aconselhável, ao usá-lo para cura, que usemos junto a ele outra pedra curativa específica

MAGNETITA:
Coloração:
É uma pedra marrom escura ou cinzenta.
É magnética.
Atuação e uso:
Ela estimula um órgão “preguiçoso” ou acalma um órgão hiper-ativo.
Ajuda a corrigir o alinhamento da coluna, aliviando assim dores de cabeça e das costas.

OBSIDIANA:
Na verdade não e uma pedra, mas uma forma de vidro natural, de origem vulcânica. Pode ser encontrada nas cores preta, verde, cinzenta.Há também uma qualidade de obsidiana, encontrada nos EEUU, que apresenta “flocos” acinzentados, dando um efeito de flocos de neve.
Esta associada ao primeiro chacra.Quando colocada no centro desse chacra, atrai as energias dos chacras superiores para o corpo físico. Ela tem a capacidade de atrair, refletir e reter uma grande quantidade de luz.
E recomendável ao usa-la em trabalho de cura, juntar a ela um cristal de quartzo, o que polarizara a sua luz e também dissolvera e neutralizara quaisquer bloqueios.
Ela poderá também ser colocada nas virilhas ou no umbigo, para assentar as energias superiores no corpo.Também pode ser colocada ao longo da linha central do corpo, para equilibrar os meridianos.
Seu uso beneficia pessoas dispersas e também as emotivas.Também ajuda aquelas pessoas que são lentas demais e também aos que “vivem nas nuvens”. Ela ajuda a construir as bases para que os devaneios se tornem realidade.

MALAQUITA:
Coloração:
Varia do verde claro ao verde escuro e geralmente sua aparência e matizada.
Composição: é, basicamente o cobre.
Atuação e uso:
Uma das suas principais qualidades é a de relaxar e diminuir a dor.Trata-se de uma pedra que absorve a energia negativa e traz à tona suas causas psíquicas e emocionais.Por esse motivo é muito importante limpá-la após cada uso.Isto pode ser feito colocando-a sobre um agregado de quartzo por, no mínimo, três horas ou através do processo tradicional.
Embora ela atue em qualquer parte do corpo, sua principal área de atuação é junto ao plexo solar, para desbloquear emoções reprimidas. Nesse local ela vai liberar a tensão, melhorando conseqüentemente, a respiração, o que permitirá que haja um maior equilíbrio de energia circulante no corpo.
Muitas vezes ela é encontrada associada à azurita ou à crisocola.

AZURITA:
Sua composição é semelhante à da malaquita.
A combinação dessas duas pedras acentua seu poder de cura.
Sua ação se fará notar nos estados de ansiedade e depressão. O azul acalma a tensão, enquanto o verde cura.
Colocada no terceiro olho, ajuda a trazer à lembrança emoções e sentimentos passados, permitindo que esses sejam liberados, o que facilitará o processo de cura.

CRISOCOLA:
Também é composta basicamente de cobre.
É usada no tratamento de artrites e outras doenças ósseas, nas úlceras e doenças do aparelho digestivo. Alivia a hipertensão.
Ajuda a desenvolver a autoconfiança.
É útil nos males da garganta e pulmões.
No plano espiritual defende dos ataques de energias negativas.
Se usada no terceiro olho, acalma os padrões negativos do pensamento.Pode também ser colocada uma no terceiro olho e outra no plexo solar, quando então mente e corpo entram em alinhamento, facilitando a comunicação.

TURQUESA:
Sua composição inclui fosfato de alumínio, potássio e cobre
Sua coloração vai do azul celeste ao azul acinzentado, podendo também ser esverdeada.
Ela pode estar unida à malaquita e à crisocola.
Na cura física ela é benéfica para todo o corpo, mas principalmente para o sistema imunológico e respiratório.
Deve ser usada por aqueles que querem se comunicar. Ela nos ajuda também a entender como as coisas funcionam e onde nos encaixamos.
Aos curadores ela auxilia no entendimento da energia de seus pacientes.

SODALITA:
Sua composição é silicato de sódio e alumínio com cloro. Sua cor é azul.
Ela pode provocar enormes mudanças nas atitudes pessoais.
Ela estimula a objetividade nas atitudes e pensamento.
No físico ajuda a equilibrar o metabolismo, estimula o sistema imunológico e os órgãos de limpeza.
Segundo alguns, ela ajuda no combate as radiações, sendo por isso aconselhada para aqueles que lidam com Raio-X ou material radioativo.
É boa também para pessoas hipersensíveis, pois estabiliza o poder mental, permitindo a mudança do emocional para o racional.

CIANITA:
Pode ser azul, azul esverdeada ou incolor.
Sua composição química é silicato de alumínio.
Esta pedra apresenta veios. Todas as pedras que apresentam veios são ótimas condutoras de energia.
Sua área de atuação é o quinto chacra.
Ela aumenta a clareza mental, melhora a comunicação entre as pessoas.
Trata-se de uma boa pedra para ter-se sobre a mesa de trabalho.

ESTIMULADORAS DA MENTE (Fluorita, Calcita e Pirita):
FLUORITA:
É composta por fluoreto de cálcio.
Sua cor pode ser: incolor, vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, violeta.
Auxilia a combater os distúrbios mentais e a proporcionar o despertar espiritual.
Aumenta a intuição.
Ajuda nos casos de artrite, reumatismo e doenças da coluna.

CALCITA:
Sua coloração pode ser: branca, cinza, vermelha, verde, laranja, azul, marrom e preta.
Possui propriedades que atuam junto aos órgãos de limpeza, ossos, juntas e também estimulam a mente e a memória. Ajuda crianças com dificuldades escolares.

PIRITA:
Contem ferro em sua composição. Ela se forma em grupo de cubos de aparência metálica.
Sua cor vai do dourado ao acobreado.Por causa de sua aparência, os desavisados podem confundi-la com o ouro.Daí ser conhecida como o “ouro dos tolos”.
Ela beneficia o sistema circulatório e respiratório. Protege a pele de elementos estranhos e também o aparelho digestivo. Melhora a capacidade mental. Reduz a ansiedade e frustração. Estimula a criatividade. Estabiliza as energias do ambiente.
Segundo alguns atrai dinheiro para seu proprietário.

Essas três pedras devem ser usadas juntas no terceiro olho, a fim de estimular a mente.
TURMALINAS:
As turmalinas são, talvez, as gemas que possuem maior variedade de cores.
Ela pode ser incolor, rósea, vermelha, amarela, verde, azul, roxa, preta, multicolorida.
A turmalina é altamente purificadora. Ela retira os elementos causadores de perturbações e ao mesmo tempo dissipa os efeitos negativos que estes elementos poderiam estar causando. Ela traz calma. Sua ação purificadora age num ponto específico, mas também atua de forma global. Age no campo espiritual, pois faz com que nos apercebamos de nossas emoções mais guardadas.

TURMALINA AZUL ou Indigolita ou Indicolita:
Sua principal característica e a de canalização de paz para a Terra.
Usada no sexto chacra ajuda a acalmar a mente; no quarto chacra vai atuar abrandando as emoções; no quinto chacra facilita a expressão verbal. Seu uso é excelente para problemas de garganta, tireóide, rouquidão e outros males desta região. Afirma-se que a indigolita tem uma natureza religiosa, e que seu propósito e o de fazer com que cada pessoa compreenda sua própria espiritualidade.

TURMALINA NEGRA:
Ela tem a capacidade de desviar as energias negativas sem absorvê-las. Por esse motivo atua como um escudo protetor quando por alguma razão precisarmos estar em ambientes negativos ou lidar com pessoas negativas. Ela também neutraliza as nossas próprias energias negativas. Ela sutiliza as energias. Ela conduz a energia dos chacras superiores aos inferiores Ela assenta as energias espirituais.
Em casos de bloqueios, tanto no corpo físico como na aura, pode-se girar um bastão de turmalina negra no sentido anti-horário sobre a área afetada, a fim de que o bloqueio seja dissolvido.
Esta qualidade de turmalina é um auxiliar inestimável nos casos de doenças debilitadoras e crônicas.
Às vezes ela pode ser encontrada incrustada no quartzo (quatzo turmalinado). Neste caso ela vem nos ensinar a lição da convivência, pois faz com que nos apercebamos de que é possível podermos harmonizar nossos conflitos interiores.

TURMALINA ROSA ou RUBELITA:
Como quase todas as pedras cor-de-rosa, a rubelita atua no chacra cardíaco, suavizando as emoções. Ajuda aquelas pessoas que sentem medo de amar, pois estimula o desejo de compartilhar as emoções. Ela estimula a auto-aceitaçao e o conseqüente aumento da auto-estima. Ajuda a dissolver mágoas antigas, fazendo com que a pessoa fique novamente apta a sentir amor.

TURMALINA VERDE:
Considerada uma das pedras de maior poder de cura.
Ela ajuda a equilibrar todo o corpo, beneficiando o sistema nervoso, cérebro e sistema imunológico. Atua no equilíbrio eletro-químico do corpo. Absorve a luz, transmitindo-a para o corpo de quem a estiver usando. Acalma, facilitando assim a concentração. Possibilita a canalização de maior força espiritual. Alivia a fadiga e exaustão.Tem ação regeneradora e rejuvenescedora. Atrai abundância e prosperidade para quem a usa. Pode ser usada para selar “buracos na aura”. Aumenta a criatividade.
Além de todas essas propriedades, pode ainda ser usada em asma, gripes, inflamações, problemas cardíacos, pressão arterial alterada.
Os bastões de turmalina devem ser conduzidos ao longo das linhas dos meridianos e nervos ajudando no seu reequilíbrio.

TURMALINA MELANCIA (verde e rosa):
Trata-se da combinação perfeita para o quarto chacra Enquanto o verde age no plano físico, o rosa age a nível emocional.
Dissolve as mágoas do passado e simultaneamente prepara para o futuro, ajuda a transformar a tristeza em otimismo.

TOPÁZIO:
Suas cores podem ser: incolor, amarela, vermelha, acastanhada, azul clara, rosada, verde pálido. A cor mais freqüente e o amarelo.
Sua composição química e silicato de alumínio fluorado.
Terapeuticamente pode ser usado para recarregar e aumentar o nível de energia de quem o usar. Ele também ajuda a relaxar e diminuir a tensão.
O topázio amarelo é excelente para ser usado no chacra do umbigo.É uma boa pedra para ser usada por aquelas pessoas que se encontram desmotivadas e sem energia. Possibilita que descubramos nossos objetivos, ao mesmo tempo em que facilita o caminho para que possamos alcançá-los. Ele aumenta nossa generosidade.

RODOCROSITA (Ou Rosa inca):
É composta principalmente de manganês.
Sua cor é rosa avermelhada com estrias brancas e escuras.
E uma ótima pedra para os que sofrem de asma ou doenças respiratórias. Ela transmite uma sensação de calma; age filtrando as substâncias irritantes que dificultam a respiração.
Purifica o sistema circulatório, rins e outros órgãos de limpeza. É antidepressiva, rejuvenescedora, estimula a força vital, diminui a negatividade e melhora a qualidade do sono.Incentiva o pensamento criativo.
Sua principal função é desobstruir os bloqueios do plexo solar, permitindo assim a integração das energias física e espiritual.
A Rodocrosita atua tanto a nível físico como emocional. Em conjunto com a Malaquita, age harmonizando as emoções que a malaquita trouxe à tona.

RODONITA:
Sua composição também é manganês.
Sua cor é rosa forte com inclusões negras.
É recomendada para traumas, confusões e falta de confiança.
Ajuda o crescimento dos ossos e atua no sistema auditivo.
Atua junto à Tireóide, pois através do manganês estimula a função hormonal dessa glândula.
Diminui a irritabilidade e o cansaço.
Estimula a compaixão, harmonia e sensibilidade.

KUNZITA:
É composta de lítio e alumínio. A medicina moderna tem usado o Lítio no tratamento de distúrbios psiquiátricos.
Sua cor é rosa clara ou violeta clara.
Sua ação principal e junto ao chacra do coração, desobstruindo-o e ampliando sua capacidade de expressar amor.
Sua ação é calmante. Ela cria equilíbrio entre a mente e o coração. Estimula o amor próprio, possibilitando a expressão de sentimentos de alegria e felicidade.
É uma pedra muito boa para ser usada por crianças com dificuldades de adaptação a vida. Nesses casos ela age limpando e purificando a aura de vibrações negativas.

HIDENITA:
Composta de lítio e manganês.
Exceto por sua cor, que é de um verde muito claro e suave, é muito semelhante à Kunzita.
Sua ação , também é semelhante à da Kunzita. Age como purificadora e nos problemas digestivos.

PEDRA DA LUA:
É composta de alumínio e potássio.
É uma pedra clara, azulada, amarelada ou cinza.
Seu nome tem relação com sua cor branca azulada.
Ela age principalmente nas emoções. Entretanto, é recomendável cuidado no seu uso, pois ela tanto amplifica as emoções positivas quanto as negativas. Ao usá-la em cura, é necessário que o Terapeuta esteja preparado para ajudar seu paciente a lidar com as emoções que forem despertadas por ela. É importante que, uma vez despertadas essas emoções, sejam elas trabalhadas pela mente.Uma Kunzita no chacra cardíaco ajuda esse processo.
A Pedra da Lua desperta o lado feminino, intuitivo, emocional das pessoas. Ela aumenta a sensibilidade, intuição e clarividência.
Em épocas nas quais estejamos com as emoções muito ativadas (como por exemplo, durante o ciclo menstrual feminino) devemos evitar o uso da Pedra da Lua. Nos homens ela ajuda a despertar seu lado sensível e emocional.

PEDRA DO SOL ou FELDSPATO AVENTURINO:
É composta por sódio, cálcio e alumínio.
Sua cor é alaranjada, vermelha, parda, cintilante.
Sua ação é tonificante. Beneficia o sistema nervoso, o estado geral da mente.
Pode ser usada em qualquer parte do corpo.Possui qualidades de equilibrar as energias.

AMAZONITA:
É um feldspato.
Em sua composição entram o alumínio e o potássio.
Sua cor e verde.
Possui propriedades calmantes. Ajuda na expressão de idéias. Segundo alguns, amplia os atributos masculinos.

APATITA:
Contem flúor e cálcio.
Sua cor pode ser rósea, amarela, verde, azul, violeta ou incolor.
Beneficia o tecido muscular e as funções motoras. Alivia a hipertensão.Clareia o pensamento.

PERIDOTO ou OLIVINA ou CRISOLITA:
Sua composição é à base de ferro e magnésio. Sua cor é amarelo esverdeado, verde-oliva.
Aumenta a autoconfiança e energia afirmativa (às vezes rápido demais). Libera e traz a tona toxinas, neutralizando-as, contribuindo assim para a limpeza mental. Estimula a regeneração dos tecidos. Atua no estômago. Pelo seu tom amarelado, ele atua junto ao plexo solar e umbigo. Ajuda a equilibrar as glândulas endócrinas. Ele afeta as emoções, curando mágoas, inveja e raiva.
Como o amarelo está relacionado com a mente e com o intelecto, o Peridoto pode estimular essas áreas.

JADE (JADEÍTA e NEFRITA):
Jadeíta e Nefrita são minerais diferentes, mas comumente chamados de Jade.

JADEÍTA:
Composição: alumínio e sódio.
Sua cor é verde, branca, vermelhada, amarela, parda, violeta, negra.

NEFRITA:
Composição: cálcio, magnésio e ferro.
Suas cores são as mesmas do jade.
O Jade é benéfico para o coração, rins. Estimula a função dos os órgãos encarregados da filtragem e limpeza do organismo . Ajuda na remoção de toxinas.
Ajuda na eliminação de energias negativas. Melhora a hipertensão. É útil também para os diabéticos.
A Nefrita ajuda na reposição de cálcio no organismo.
Outro de seus atributos é desenvolver a capacidade de amar.

ZIRCÔNIO ou JACINTO:
Sua composição é silicato de zircônio.
Sua coloração pode ser: amarela, alaranjada, vermelha, violeta, azul, verde, incolor.
Ele é benéfico para os sistemas de limpeza do organismo.
Facilita o sono. Atua no baço. Melhora a inércia.
Emocionalmente, aumenta a tolerância para enfrentar situações negativas. Ajuda a pessoa a refletir sobre a própria vida. Ensina discrição e paciência.

FORMAÇÕES DO REINO VEGETAL E ANIMAL
Sob esta classificação estão incluídas:
Pérola Coral Abalone Âmbar

ÂMBAR:
Na verdade trata-se de uma resina petrificada. Alguns espécimes de âmbar são claros e quase transparentes, mas há alguns que apresentam inclusões de pequenos insetos ou lascas de madeira em seu interior.
Sua cor vai do amarelo claro ao laranja.
Possui a capacidade de quando friccionado, carregar-se de energia negativa.
O Âmbar ajuda a eliminar a depressão e cria um estado mental positivo.É bom para a memória. Auxilia no tratamento da tireóide, pulmões, baço, sistema endócrino, tecido nervoso.
Após ser usado em sessões de cura deve ser limpo, pois ele retém a energia negativa retirada da área doente.
PÉROLA:
Pérolas são objetos calcificados encontrados no interior de alguns moluscos, revestidos do mesmo material de que é composta sua concha.
Seu alto teor de cálcio faz com que ela seja recomendada para aqueles que estejam com deficiência do mesmo em seu organismo.
ABALONE:
É uma concha. Geralmente é cinza e branca.
Ajuda na formação do tecido muscular .Boa também para o coração. Segundo alguns autores auxilia a digestão.
CORAL:
Trata-se, na verdade, do esqueleto de organismos marinhos e pode ser encontrado em quase todos os oceanos e mares do mundo. Suas cores podem ser branco, vermelho, rosa, preto e cinza.
Sua qualidade terapêutica vai variar em função de sua transparência:
Vermelho é estimulante.
Rosa é calmante.
Branco é estabilizante.
Cinza é harmonizante.
Preto é absorvente.
É usado no tratamento dos ossos (artrite) e sistema circulatório (anemia). Auxilia os órgãos de limpeza e timo.

Pessoalmente não recomendo o uso dessas quatro “pedras”.Por razoes ecológicas e humanitárias, acredito que o beneficio que elas possam vir a trazer não compensam a agressão à natureza e dizimação de espécies vivas, como no caso do coral e do abalone.
Com relação às pérolas, não devemos esquecer que elas são formadas para defender o organismo do molusco de um objeto irritante ao seu organismo.
Na minha opinião, pérolas, coral e abalone são resultantes de um processo agressivo e doloroso para um organismo vivo.
Quanto ao âmbar é preciso que se tenha um cuidado muito grande ao usá-lo, pois como foi dito acima ele retira absorvendo a energia negativa. E em se tratando do âmbar com inclusões mumificadas , sua própria liberação de energia é extremamente negativa.

AS PEDRAS E AS CORES:
Existe um outro método mais simplificado, embora não tão perfeito como o anterior, que é o de determinar a função terapêutica da pedra pela sua coloração.
Nesse caso seus efeitos seriam conseqüências de sua cor. Não devemos esquecer que a cor de uma pedra é resultante da sua composição química ou das inclusões que tenham ocorrido na sua formação.
Vamos, então mostrar agora, de forma resumida, os atributos das cores.

Vermelho:
O vermelho age centrifugamente, isto é, ele puxa para fora. Ele aquece, leva o sangue para onde esta a pedra, trazendo para a superfície as toxinas. Ele alivia cãibras, sonolência, desânimo, apatia.Vermelho é bom para os friorentos, anêmicos, letárgicos. Ele aumenta a força, a combatividade, mas aumenta também a agressividade.
Atua principalmente no primeiro chacra.

Laranja:
O laranja é a combinação do vermelho com o amarelo, possui, portanto, um pouco das características de cada uma dessas duas cores.É energizante.
O laranja faz com que uma pessoa conscientize-se de seu próprio valor. Aumenta o amor próprio. Estimula a sexualidade.É adequado para quem se desvaloriza perante os outros.
Auxilia a digestão, ajuda a dissolver cálculos, e eficaz na bronquite e na asma. Auxilia também na obesidade e na prisão de ventre. Ajuda, também, a eliminar mágoas que ficaram guardadas.
Atua no segundo chacra.
Amarelo:
Amarelo é a cor que tem relação com o processo intelectivo. Ele atua no cérebro, nos nervos, no pensamento. O amarelo é energizante.
Ele atua na ingestão, assimilação e construção.Favorece a digestão. Age sobre o fígado e o plexo solar. Age na pele.
Pessoas passivas demais devem usar o amarelo para estimular a atividade. O amarelo é excitante e diminui a fadiga.
Atua principalmente no terceiro chacra (umbigo).
Ouro:
Pedras douradas estimulam o coração e o plexo solar. Aumentam a autoconfiança.Trazem prosperidade.
Atuam no quarto chacra (coração).
Rosa:
Ajudam a despertar a ternura. As pedras cor de rosa estimulam a afetividade e o sentimento de bem estar e felicidade.
Atuam no quarto chacra (coração), no aspecto mais emocional.

Verde:
Proporciona equilíbrio.É antiinfeccioso. Atua no quarto chacra, no aspecto físico. Age também nos rins e nos problemas estomacais. Atrai a prosperidade.
Azul:
E refrescante, acalma, transmite uma sensação de paz.Induz o sono. É anestésico e anti-séptico.
O azul baixa a pressão sangüínea, inibe a atividade (relaxante).
As pedras azuis têm efeitos refrescantes sobre abcessos, úlceras, e estados febrís. Sua ação é antivermelho.
Empregado em casos de aftas, inflamações, cólicas, dores de cabeça, vômitos, picadas de insetos, dor de garganta. Atua principalmente no quinto chacra (garganta).
Índigo:
Fortalecemos órgãos dos sentidos, principalmente olhos e ouvidos. Estimulam a visão interior.É anti-hemorrágico.
As pedras índigo ajudam no tratamento de todas as doenças que de alguma forma prejudiquem a capacidade de pensar.
Ajudam a combater a melancolia, hipocondria, alucinações, demência, histeria.
Atua no sexto chacra.
Violeta ou Púrpura:
Violeta tem relação com o misticismo, a purificação . O violeta estimula o aspecto mais espiritualizado. E a cor dos sentimentos mais elevados, das aspirações, do idealismo .Desestimula as explosões de raiva, acalma dores de cabeça.Também pode ser usado em casos de queda de cabelo e caspa.
Atua principalmente no sétimo chacra (coronário).

OS CRISTAIS E OS CHACRAS:
Chacras são centros de energia (ou de captação de energia) localizados em nosso corpo bioplasmático. Eles funcionam como uma espécie de usina que vai fornecer energia ao nosso corpo físico.
Existem os chacras principais (sete) e outros menores.
Cada um dos sete chacras principais funciona em relação com uma glândula de nosso corpo e com relação a determinadas funções.
A cada chacra corresponde uma determinada cor. (Veja as pedras e as cores).
A cada chacra corresponde uma glândula: Os cristais e pedras preciosas ou semipreciosas, por suas funções e cores também atuarão nesses chacras, glândulas e órgãos.

Chacras E Glândulas:
1o- chacra
glândulas : supra renais.

Órgãos: ânus, reto, cólon, rins.
Energia : assentamento das forças espirituais no corpo, concretização dos desejos, energia física, agressividade, sexualidade, abastecimento energético de todo o organismo.
2o-chacra
glândulas: ovários e testículos

Órgãos: cavidade pélvica, órgãos reprodutores
Energia: criatividade, capacidade de relacionamento
3o-chacra
glândula Pâncreas
Órgãos: baço, estômago, fígado, vesícula, sistema nervoso

energia: assimilação da experiência, digestão, uso positivo do poder, realização dos desejos, afirmação do ego.
4o-chacra
Glândula: timo
Órgãos: coração, pulmões
Energia: liberação de traumas, expressão do amor em ações, auto estima.

5o-chacra
glândula: tireóide
Órgãos: garganta, pescoço, ouvidos
Energia: verbalização
6o-chacra
glândula: pituitária
Órgãos: dos sentidos
Energia: canalização da intuição, devoção, clarividência

7o-chacra
Glândula: pineal
Órgãos: cérebro
Energia: paz, sabedoria, sintonia com as Forças Cósmicas

LIMPEZA DOS CRISTAIS:
Os cristais de quartzo e as outras pedras armazenam vibrações. Essas vibrações tanto podem ser originadas do ambiente físico como de pessoas, sentimentos, emoções, pensamentos, contato físico, etc. Essas vibrações podem vir a afetar as pessoas que vierem a ter contato com eles.Por isso é importante que, ao adquirirmos um cristal, antes de usá-lo procedamos à sua limpeza.Isto tanto se aplica aos destinados ao nosso uso pessoal, quanto aos destinados ao uso em cura.
Existem vários métodos para fazer essa limpeza. O mais simples e comum é mergulhá-lo numa solução de sal marinho e água. Ao fazê-lo use vasilha de vidro, louça, porcelana, cerâmica ou barro.
Ante, porém de colocá-lo nessa solução, podemos segurá-lo sob uma torneira e deixar que a água corra sobre ele por alguns minutos. Se ele estiver muito sujo, podemos usar uma escovinha para retirar algum resíduo de terra.
O tempo de permanência do cristal no sal vai variar. Geralmente deixa-se por 24 horas. Após esse tempo retiramos o cristal e o lavamos na água corrente. A seguir o colocamos ainda molhado no sol, de preferência antes das 10 horas e o deixamos aí por cerca de 30 minutos. A partir daí nosso cristal está pronto para ser usado.
Existem outros métodos de limpeza:
1) Através da defumação:
Passe-o através da fumaça do defumador ou incenso até “sentir” que ele está limpo.

2) Através da respiração:
Você segura seu cristal ao comprido, com seus dedos indicador e polegar da mão esquerda(a ponta do cristal deverá estar voltada para cima). A seguir coloque o dedo indicador e o polegar da sua mão direita em duas faces opostas do cristal. Enquanto isso inspire profundamente pelo nariz e expire com força pela boca, soprando sobre o cristal. Faça depois o mesmo com as outras faces.

3) Através da Natureza:
Você pode deixar seu cristal enterrado num jardim por alguns dias; ou numa praia ou cachoeira.

4) Método Xamânico:
Congelamento do cristal por vários dias (pode ser feito no congelador da geladeira ou na neve). A baixa temperatura ajuda o cristal a liberar as energias negativas acumuladas por ele.

PROGRAMAÇÃO DO CRISTAL:
Programar um cristal é criar um conjunto de vibrações e armazená-las no cristal. Essas vibrações podem ser de pensamentos, sentimentos, emoções, cores ou quaisquer outras influencias que queiramos deixar armazenadas em nosso cristal.

Procedimento:
· 1) Limpe o cristal como foi ensinado.

· 2 ) Segure-o com as duas mãos.
· 3) Limpe sua mente de qualquer pensamento e concentre-se no cristal e naquilo que você deseja programar nele.
· 4) Inspire pelo nariz e expire forte pela boca, na direção do cristal.
· 5) Continue respirando deste modo sobre o cristal até sentir que seu objetivo foi alcançado.
· 6) Quando quiser desprogramá-lo, basta limpá-lo novamente.
Método Xamânico de programação:
1) Leve o cristal com a ponta para cima ate sua testa e transmita a ele sua saudação e alegria por tê-lo com você. Agradeça-lhe sua ajuda.Pergunte-lhe se ele tem alguma mensagem especial para você ou algum conhecimento que queira lhe transmitir. Aguarde alguns instantes por uma resposta mental ou visual.
2) Em seguida explique a ele que gostaria de sintonizá-lo com sua própria energia espiritual; diga-lhe seu nome.Projete três vezes o seu nome no cristal.Faça então a programação daquilo que você deseja no cristal.(Você deve programar apenas coisas positivas).
3) Leve então seu cristal até o peito, acima do coração, e inunde-o com uma emoção positiva.
4) O seu cristal está pronto para ser usado. Ele está na mesma sintonia que você. Não esqueça, porém que sempre que precisar limpá-lo, ele deverá ser novamente programado.
MEDITAÇÃO COM CRISTAIS:
Existem varias maneiras para meditarmos usando cristais.

I – Você pode segurar um cristal de quartzo branco de duas pontas com as duas mãos (a mão esquerda fica em baixo e a direita em cima). Segure-o na altura do plexo solar. Feche seus olhos e deixe sua imaginação correr. Ao fazê-lo, evite usar objetos ou adornos de metal.
II – Você pode meditar colocando um cristal de sua escolha na direção do terceiro olho (entre as sobrancelhas).
III – Você pode meditar segurando uma pedra em suas mãos e deixando o pensamento fluir naturalmente.
IV – Você pode meditar colocando diante de seus olhos uma pedra, fixando-a com o olhar e deixando que seu pensamento e sua imaginação “voem”.
V – A vidência com cristais e bolas e feita utilizando-se o processo acima (item IV).
Bolas De Cristal:
Quando ouvimos falar em bolas de cristal, imediatamente vem ao nosso pensamento a imagem de uma vidente, lendo a sorte.
No entanto o que poucas pessoas sabem e que as bolas de cristal podem ser usadas com muito sucesso nas terapias com pedras.
Vejamos a seguir algumas bolas de cristal e seu uso terapêutico:

Bola de Calcedônia:
Serve para desmagnetizar os chacras das mãos. Deve ser usada por pessoas que lidam com outras tratando, orientando, aconselhando.
Uso: Deixamo-la na água e após o atendimento, pegamos a bola e a manuseamos.
(obs: de preferência usar água sem cloro).

Bola de Calcedônia Branca (quartzita):
Massagear o corpo todo para energização. Depois lavar e colocar no sol.

Bola de Ametista e Bola de Quartzo Rosa:
Boas para massagens corporais, para equilibrar a energia dos chacras das mãos. A de ametista e boa também para dor de cabeça e a de quartzo rosa para massagear a área do chacra cardíaco, para “soltar” as emoções.

Bola de Rutilo:
Boa para massagear a coluna, do cóccix ate a nuca. Equilibra as energias.

Bola de Quartzo Fumê:
Estimula o chacra raiz. Massagear a área do cóccix.

Bola de Hematita:
Ajuda a descarregar o excesso de energia dos chacras dos pés e também das mãos. Descarrega também a energia negativa.

Bola de Calcita:
Muito boa para a memória. Deve-se tê-la no local de estudo. Pode-se colocá-la no chacra da testa por alguns minutos.

Pedras Mais Usadas Em Terapia:
Ágatas
Morganita
Água Marinha
Obsidiana
Ametista.
Ônix
Cristais de quartzo (todas as cores).
Pedra da Lua
Esmeralda
Pirita
Fluorita
Rodocrosita
Granada
Sodalita
Hematita
Topázio
Kunzita
Turmalinas (todas as cores)
Lápis lazuli
Turquesa
Malaquita;

SIGNOS E CRISTAIS:
A cada signo astrológico é atribuída uma ou mais pedras preciosas ou cristais.
Áries: Granada, Hematita, Rubi
Touro : Água Marinha, Quartzo Rosa, Esmeralda
Gêmeos Citrino, Aventurina, Crisocola
Câncer Esmeralda, Pedra Da Lua, Crisoprásio
Leão Diamante, Granada, Rubi, Citrino
Virgem Jaspe, Esmeralda, Crisocola, Amazonita
Libra Lápis Lazuli, Quartzo Rosa
Escorpião Ágata Vermelha, Obisidiana, Fumê, Rubi, Granada
Sagitário Topázio Imperial, Jacinto
Capricórnio Ônix, Safira Azul
Aquário Turquesa, Malaquita, Amazonita
Peixes Ametista, Turquesa

PLANETAS E CRISTAIS:
Sol Diamante, Cristal de Quartzo, Pedra do Sol, Olho de Tigre, Topázio, Granada
Lua Pedra da Lua, Opala
Mercúrio Citrino, Esmeralda, Aventurina, Safira Amarela, Ágata
Vênus Quartzo Rosa, Esmeralda, Jade, Kunzita, Malaquita, Crisocola
Marte Hematita, Rubi, Heliotrópio, Granada, Opala de Fogo
Júpiter Topázio Imperial, Ametista, Safira Azul, Lápis Lazuli
Saturno Ônix, Turmalina Negra, Safira Azul
Urano Turquesa, Safira Azul
Netuno Ametista, Opala
Plutão Obsidiana, Quartzo com Turmalina

CRISTAIS E OS ORIXÁS NA UMBANDA:
Oxalá Cristal De Quartzo
Xangô Topázio Imperial, Olho De Tigre
Ogum Hematita, Rubi, Granada
Oxoce: Esmeralda Quartzo Verde
Omulu Obsidiana, Ônix
Nanã Ametista
Yemanjá Cristal De Quartzo, Pedra Da Lua
Yansã Topázio Imperial, Citrino
Oxum Água Marinha, Crisocola
Exu Turmalina, Granada
Pomba Gira Rodonita, Turmalina, Granada
Preto Velho Obsidiana flocada, Quartzo turmalinado, Cristal de Quartzo, Quartzo Fumê, Ônix.
Erê Quartzo Rosa, Água Marinha

PEDRAS E MAGIA:
Adivinhação: Azurita. Hematita. Pedra da Lua. Ágata. Olho de Tigre. Cristal.
Alegria : Quartzo Rosa.
Amizade: Quartzo Rosa. Rodocrosita. Crisocola.Turquesa. Amazonita.
Amor: Esmeralda. Malaquita. Rubi. Rodocrosita. Turquesa.
Aterrar: Hematita. Turmalina Preta. Quartzo fumê. Obsidiana.
Coragem : Ágata. Ametista. Olho de Tigre. Rubi. Turquesa.
Defesa: Turmalina Negra. Ônix. Safira.
Eloquência : Água Marinha.
Espiritualidade: Ametista. Morganita.Kunzita. Lápis Lazuli. Cristal. Sujilita.
Energia: Rodocrosita. Olho de Tigre. Malaquita. Rubi.
Energia sexual : Opala de Fogo. Cornalina.
Felicidade : Quartzo Rosa.Cristal arco-íris. Ametista.
Força : Ágata. Âmbar. Diamante. Granada.
Justiça : Rubi, Diamante. Malaquita.
Longevidade : Ágata. Madeira petrificada. Jade.
Parto: Crisocola
Paz: Ametista. Água Marinha. Calcita. Crisocola. Cristal. Diamante. Quartzo Rosa. Kunzita. Sodalita. Malaquita. Safira. Rodocrosita. Indigolita.
Pesadelos: Citrino. Rubi. Ametista.
Poderes mentais: Aventurina . Esmeralda. Fluorita.
Poderes mágicos: Cristal. Malaquita. Opala. Rubi.
Prosperidade: Pedras verdes. Olho de Tigre. Pirita.
Proteção: Cristal. Turmalina Negra, Jade. Malaquita.Diamante. Rubi. Obsidiana. Cornalina. Âmbar. Citrino. Esmeralda.Granada. Pedra da Lua. Pérola . Olho de Tigre.Topázio. Turquesa.
Psiquismo: Ametista. Água Marinha. Azurita. Citrino. Cristal. Esmeralda. Lápis Lazuli. Sujilita. Crisocola.Diamante.
Purificação: Água Marinha. Ametista.
Sabedoria: Crisocola. Sodalita. Rubi.
Sonhos: Diamante. Azurita. Ametista.
Sono: Ametista. Indigolita. Pedra da Lua.
Sucesso: Amazonita. Crisoprásio.

MINERAIS E AS PEDRAS PRECIOSAS
As pedras preciosas são formadas por vários minerais, dentre os quais três deles compõem a superfície mais externa da Terra em 75%. São eles o oxigênio e o silício. Além destes dois temos , entre outros, o alumínio que ocupa 8% da mesma superfície externa da Terra.
A natureza das pedras as coloca em estreito contato com o ser humano. Seu campo eletromagnético influencia sutilmente o ambiente, influenciando a natureza eletroquímica do organismo humano. Elas servem de ionizadoras dentro e fora do organismo e pelo contato com nosso corpo, interagem com o campo de energia deste.
As pedras trabalham com a energia fisioquímica, eletroquímica e prânica.
Dentre os minerais contidos nas pedras preciosas temos:

Alumínio, Berilo, Cálcio, Carbono, Cobre, Enxofre, Estanho, Ferro, Flúor, Fósforo, Hidrogênio, Manganês, Magnésio, Oxigênio, Potássio, Silício, Sódio, Zinco Zircão, e outros. O alumínio, oxigênio e silício (75%) compõem a superfície mais externa da Terra.
Dentre esses minerais, alguns são importantes na manutenção de nossa saúde.

Acido silício:
Atrai a luz, confere autoconfiança, fortalece os nervos e as costas, incentiva a descarga do material supérfluo.
Pedras: Quartzo.

Alumínio:
Fortifica os que se sentem fracos e debilitados; diminui o cansaço após esforços; bom nos casos de paralisia e processos degenerativos; nas dispepsias e psicoses.
Pedras: Topázio, Turquesa, Cianita, Amazonita, Sodalita, Lápis Lazuli, Água Marinha, Kunzita, Esmeralda, Rubi, Granada.

Cálcio:
Fortalece os ossos e dentes; aumenta a resistência às infecções; ajuda a coagulação do sangue; melhora a vitalidade regula o ritmo do coração.
Pedras: Apatita, Fluorita, Diopsídio, Nefrita.
Cobre:
Fortalece os nervos. Bom para espasmos. Necessário para a absorção e utilização do ferro. Participa na formação dos glóbulos vermelhos do sangue.
Pedras: Malaquita, Pirita, Turquesa, Crisocola, Azurita.

Enxofre:
Importante para a pele, cabelo e unhas.
Pedras: Lápis lazuli, Enxofre.

Ferro:
Anemia, febre, congestões, inflamações, hemorragias. Ajuda a levar o oxigênio ao sangue. Necessário à fabricação da hemoglobina.
Pedras: Hematita, Magnetita, Pirita, Citrino, Nefrita.

Flúor:
Ajuda a diminuir as cáries dentárias.
Pedras: Fluorita, Apatita, Topázio.

Magnésio:
Fortalece o coração, fígado; relaxa o corpo; beneficia os nervos e músculos; alivia cãibras; acalma a dor. O Magnésio é necessário ao metabolismo do cálcio e vitamina C.
Pedras: Rubi, Nefrita, Diopsídio.

Manganês:
Anemia; tendência a paralisia e reflexos exagerados; pigarro; aumenta o pensamento criativo.
Pedras: Rodocrosita, Rodonita, Quartzo Rosa e Ametista.

Potássio:
Necessário ao tônus muscular, nervos e ação do coração.
Pedras: Pedra da Lua, Turquesa, Amazonita.

Zinco:
Ajuda no funcionamento dos tecidos e no metabolismo das proteínas e hidratos de carbono.
Pedras: Calamina (Hemimorfita), Bonamita (Espato de Zinco ou Smithsonita).

USO PRÁTICO DOS CRISTAIS
ENERGIZAÇÃO COM CRISTAIS:
I)
· Primeiramente você devera preparar o ambiente em que irá trabalhar.Procure deixá-lo na semi-obscuridade.Limpe-o de outras influências acendendo um incenso ou um defumador.
· Escolha uma fita de música relaxante e coloque-a para tocar.
· Escolha os cristais que irá usar:
· Um para cada chacra (use como referência as cores).
· Coloque um cristal límpido ou um agregado (drusa) apontando para seu chacra coronário.
· Coloque uma turmalina negra entre seus pés.
· Você pode, também segurar em cada mão um cristal de quartzo com a ponta voltada na direção de seu ombro.
· E também dois apontando para os pés (um em cada pé).
· Esses cinco cristais formarão uma estrela, que ira atuar na ativação da energia no seu campo áurico.
· Procure relaxar seu corpo todo.
· Inspire profundamente e solte o ar prolongadamente, desejando que qualquer energia negativa que estivesse alojada em seu corpo saia através dessa expiração. Repita o processo algumas vezes.
· Imagine agora uma luz dourada inundando todo seu corpo, desde a cabeça ate os pés.
· Essa mesma luz dourada preenche todo o espaço dentro de seu corpo físico, como também envolve sua aura.
· Sinta agora cada um de seus chacras.Procure imagina-los cada um resplandecendo em sua cor.
· Sinta a energia circulando em seu corpo.
· Deixe que sua imaginação vague livremente.
· Quando sentir vontade de voltar, procure sentir cada parte de seu corpo, espreguice-se se sentir necessidade de fazê-lo. Abra seus olhos. Situe-se no ambiente.
· Caso tenham ocorrido visualizações, anote-as.

II)
· Primeiramente você deve proceder à limpeza do ambiente, como no processo anterior.
· O ideal e que você trate não somente a região afetada, mas que também faça a energização de todos os chacras.
· Escolha a pedra especifica ao problema que deseja tratar.Coloque-a no chacra ou local correspondente. Se você colocar quatro cristais com as pontas voltadas na direção da pedra, estará intensificando seu poder de atuação.
· Visualize aquilo que deseja eliminar diminuindo de tamanho, enquanto vai sendo substituído por uma luz dourada.
· Imagine seu coração como um grande sol, enviando seus raios de cura ao local que precisa ser tratado.
· Visualize repleto de saúde, paz, energia e amor. Sinta-se assim.
· Deixe que a sensação de bem estar tome conta de seu corpo.Permaneça o tempo que sentir necessário com seus cristais.
· Quando sentir que já foi suficiente, encerre, mas não esqueça de enviar um pensamento de gratidão as forças cósmicas que atuaram através dos cristais.
· Você pode materializar esse pensamento de gratidão através de um gesto de carinho, uma palavra de amor, um pensamento de paz para a Terra.

III) CONFIGURAÇÃO PARA AUMENTAR A ABERTURA DOS 7 CHACRAS:
Material necessário: 7 cristais de terminação simples;
Incenso de perfume suave
Música relaxante
· Deite-se de costas, confortavelmente.
· Coloque um cristal de terminação simples, apontando em direção a sua cabeça, sobre a área de cada chacra.
· Inspire calmamente, enchendo seus pulmões sem esforço, por três vezes. De cada vez, ao inspirar visualize uma luz violeta penetrando em cada espaço de seu corpo. Imagine que esta luz está limpando seu corpo por dentro.
· Imagine-se agora, cercado por uma luz dourada.
· Concentre agora sua atenção para o cristal que está colocado no primeiro chacra (da base). Sinta seu peso.
· Imagine-o emitindo uma luz vermelha que penetra nesta área de seu corpo.
· Faça o mesmo em relação aos outros chacras, com suas cores correspondentes.
· Visualize um fluxo de luz branca subindo dos pés até o chacra da coroa.
· Permaneça algum tempo na mesma posição, respirando suavemente.

IV) EQUILÍBRIO DAS ENERGIAS DO CORPO:
Material necessário: 12 cristais de ponta simples e um gerador.
Todos ficarão com a ponta voltada para cima e serão colocados a cerca de 15 cm do corpo.
Deite-se confortavelmente, com a barriga para cima, numa superfície plana. As mãos deverão estar ao longo do corpo.
· Coloque um cristal acima do centro da cabeça.
· Um entre os pés, em direção ao da cabeça.
· Um ao lado de cada ombro.
· Um ao lado de cada cotovelo.
· Um ao lado de cada pulso.
· Um ao lado de cada joelho.
· Um ao lado de cada tornozelo.
· Com o cristal gerador apontado em direção aos cristais, você irá fazer a ligação entre eles, começando com o da cabeça e seguindo no sentido horário. Faça este movimento com o gerador várias vezes e enquanto o fizer mentalize os cristais sendo ativados pelo gerador.
· Deixe agora o gerador de lado (afastado, para que não interfira no campo energético que foi criado).
· Estenda suas mãos com as palmas para baixo na direção do plexo solar da pessoa (a cerca de uns 15 centímetros de distância). Concentre-se na energia fluindo de suas mãos para o corpo da outra pessoa.
· Mova vagarosamente suas mãos sobre o corpo da pessoa, mas sem tocá-la. Espalhe a energia com suas mãos (faça movimentos circulares lentos).
· Caso sinta algum bloqueio, concentre as vibrações nessa área.
· Quando sentir que o campo de energia está harmônico, retire suas mãos.
· Deixe a pessoa mais alguns minutos com os cristais.
· Após uns 5 minutos ou mais, retire os cristais e deixe que a pessoa fique deitada até que se sinta pronta para levantar.

V) OUTRA CONFIGURAÇÃO PARA AUMENTAR A ABERTURA DOS CHACRAS:
Material necessário: 7 cristais com as cores correspondentes a cada chacra
12 cristais simples
1 cristal gerador

· Coloque uma pedra em cada chacra (ver as pedras correspondentes a cada chacra).
· Coloque os cristais externos como no modelo anterior.
· Ligue com o gerador.

VI) HARMONIZAÇÃO FÍSICO-ESPIRITUAL:
Material necessário: 7 cristais de terminação dupla,
7 de terminação simples
1 gerador.
· Coloque os de terminação dupla em torno da cabeça, sendo que um deverá ficar na direção da coroa.
· Coloque os de terminação simples do joelho para baixo, sendo que um deverá ficar entre os pés (a ponta voltada para fora)
· Faça a ligação com o gerador.

VII) LIGAÇÃO COM A TERRA:
Material necessário: 8 cristais de terminação simples; 1 gerador.
· Coloque um na direção da coroa, com a ponta para fora.
· Um será colocado entre os pés.
· Coloque 3 de cada lado do corpo, dos joelhos até os tornozelos.
· Faça a ligação com o gerador.

VIII) PARA PERDA ACENTUADA DE ENERGIA:
São necessários 7 cristais de terminação dupla , um de terminação simples e um gerador.
a) O de ponta simples será colocado entre os pés.
b) Os de ponta dupla (biterminados) serão colocados em torno da cabeça, sendo que um ficará na direção da coroa.
c) Faça a ligação com o gerador.
IX) HARMONIZAÇÃO:
Material necessário: 7 cristais simples

Coloque-os em torno do corpo, com as pontas voltadas para dentro, na seguinte disposição:
· Um na direção da coroa
· Um apontando para cada ombro
· Um apontando para cada mão
· Um apontando para cada pé
OBS: Pode colocar-se uma turmalina negra entre os pés.

X) CONFIGURAÇÕES COM O USO DE DRUSAS:
As drusas são ótimas para alívio de sobrecarga emocional, pois ao mesmo tempo em que descarregam as energias negativas, elas alimentam o corpo com vibrações positivas.
Material: 3 drusas
12 cristais de ponta simples
1 gerador
· Coloque os 12 cristais em torno do corpo como no modelo II.
· Coloque a drusa maior sobre o osso púbico (chacra da base).
· Coloque a drusa média sobre o plexo solar.
· Coloque a drusa menor sobre o terceiro olho.
· Ligue os 12 cristais com o gerador.
· Ligue as drusas com o gerador, de cima para baixo e de baixo para cima, 3 vezes.
· Deixe o gerador e use as suas mãos para espalhar a energia.
· Permaneça assim por uns 15 minutos.
· Remova as drusas e depois os cristais.

XI) TRIÂNGULO DE LUZ:
Meditação espiritual:
· Prepare um local em que você possa estar sentado no chão; se quiser pode fazê-lo sobre uma almofada.
· Coloque um cristal a uns 30 centímetros de distância do local em que você irá sentar.
· Coloque mais 2 cristais, os quais deverão formar um triângulo com o primeiro.
· Sente-se no centro do triângulo, deixando que cada um de seus pés fique na direção de um dos cristais; o terceiro deverá estar às suas costas.
· Use seu cristal pessoal para ligar os cristais que formam o triângulo (use a mão esquerda) e o sentido horário para direcionar a energia.
· Visualize seus chacras sendo energizados. Deixe que seu pensamento flutue dentro do campo energético criado.
Meditação física:
· Os cristais são invertidos, isto é um ficará na frente da almofada e os outros dois atrás.
OBS: Em ambos os casos as pontas dos cristais ficam voltadas para dentro.

XII) HARMONIZAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS:
· As duas pessoas deverão estar sentadas uma em frente a outra, a uma distância de cerca de 1 metro.
· Cada pessoa colocará a sua frente dois cristais, um à esquerda e outro à direita.
· Em seguida um terceiro cristal será colocado por cada uma delas formando o vértice de um triângulo.
· O vértice de cada um dos triângulos estará dentro do “campo energético” do outro, isto é os triângulos estarão “entrelaçados”.

Existem muitas outras formas de entrarmos em sintonia com os cristais e também de trabalharmos com eles.
O principal e saber que a partir de agora o caminho está aberto. E saber, também, que nossa busca não termina aqui. Muito há para aprender, muito há para ser feito.
Não deixem nunca de seguir suas próprias intuições, pois elas na verdade representam a voz de seus Mestres, que os assistem em cada momento de suas vidas.
Procurem sempre usar os Cristais com respeito e amor, lembrando-se que eles devolverão amplificados seus pensamentos e emoções.

“Que o DEUS dos nossos corações,
Que nossos MESTRES INVISÍVEIS,
Iluminem nossas mentes e nossos corações,
Para que possamos usar os cristais com sabedoria e amor.
Agradeçamos a MÃE TERRA,
Por ter presenteado aos homens com essas pedras cheias de Luz.
Que as usemos em prol da paz, harmonia e fraternidade.
Que com nosso trabalho possamos contribuir para diminuir o sofrimento de nossos irmãos.
Pois, assim o fazendo, estaremos contribuindo para construir
um mundo melhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário