AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O QUE É A REFORMA INTIMA?

A reforma íntima é um processo que se realiza lentamente pela aquisição de recursos espirituais, através da prática do amor fraterno, da prece, da meditação, da realização de boas obras. Em geral, surge lentamente por um despertar de consciência da pessoa, que vai alargando o campo de entendimento do seu universo espiritual. A exploração do mundo interior teve em Sócrates, um dos seus mais brilhantes adeptos; e a humanidade teve nesse homem um de seus mais insignes pensadores. Sócrates, filósofo grego que viveu no período de 399 a 470 a.c., era um homem de singular sabedoria, de retidão de caráter e de devotado amor à Justiça e aos seres humanos. Acreditava firmemente que o homem não seria feliz se não se voltasse, reflexivamente, para si mesmo. Suas idéias levavam a uma moral individual, baseada na essência espiritual de cada ser humano, alicerçando a conduta de cada um na plena consciência responsável. A filosofia de Sócrates é sintetizada no seu ensinamento fundamental que atravessa os séculos e se mantém atualizado: “Conhece-te a ti mesmo”.

E na busca do “conhecer-se a si mesmo”, o homem vai aprendendo a reformar-se intimamente. A reforma íntima promove a cura das doenças que acometem o ser humano, através do aprimoramento espiritual. A pessoa vai eliminando as suas arestas negativas, as suas falhas no relacionamento com os seus semelhantes e, à medida que pratica o bem, vai melhorando seu estado de saúde. Quando o ser dedica-se a fazer sua reforma íntima, renovando suas atitudes no propósito de modificar-se interiormente, promove a melhoria do estado de saúde do corpo, da mente e da alma. E, na sua conotação intrínseca, produz mudanças estruturais no perispírito. Consiste num processo de aprimoramento dos atributos do espírito, segundo o paradigma universal do “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Luca 10,27). Constitui um trabalho relevante de educação espiritual, complementado pelo firme propósito do ser humano eliminar, de sua estrutura espiritual, os pensamentos de ódio, de inveja, de vingança, de ciúme, de raiva, de maledicência; as paixões inferiores e os vícios como o do jogo, do cigarro, do álcool, das drogas e dos desvios da sexualidade.

Não raras vezes o doente é orientado para procurar uma instituição religiosa de sua preferência. Ao fazê-lo, espera curar-se de um momento para outro e pode desiludir-se, porque a ação terapêutica espiritual é lenta e gradativa, podendo manter-se imperceptível durante algum tempo. Mas chega para a pessoa o momento em que a situação começa a clarear, dissipando as névoas do seu entendimento, fazendo-a reconhecer a sua própria modificação interior, do seu modo de sentir e de pensar, e ela então se conscientiza que está ocorrendo o seu aprimoramento espiritual, encontrando bem-estar e alegria de viver. Sua reconhecida melhora realiza-se, igualmente, no âmago de sua estrutura perispiritual, constituindo uma aquisição de valor inestimável e duradoura. Como diz Ney Pietro Peres, no livro “Manual Prático do Espírita”, página 240, 3º parágrafo: “No processo lento e progressivo da reforma íntima, vamos realizando transformações sutis nas estruturas magnéticas do nosso perispírito e ampliando as potencialidades do nosso espírito.” E, assim, vai surgindo um novo ser, dos escombros de suas próprias imperfeições que se acumularam durante anos, superpondo-se como em camadas, e que têm suas raízes em vidas pregressas. São como nódoas que vão sendo eliminadas, camada por camada, deixando transparecer a luz cristalina da alma, fortalecida pelo Amor e pela Verdade. “A disposição saudável, o bem-estar, a calma interior, o ânimo forte, tomam seu lugar em nós, contribuindo para uma completa renovação em nosso sentir”.

O espiritismo como doutrina filosofica so tem sentido de existir se gerar grandes avancos na reforma intima dos individuos e, consequentemente, na melhor convivencia dos homens em sociedade. O homem para viver melhor certamente deve buscar os conhecimentos necessarios que envolvem a vida como um todo. Para se jogar bem xadrez, por exemplo, devemos primeiramente conhecer as suas regras e em seguida aprender a jogar e com o exercicio da pratica ir melhorando a cada nova jogada. O estudo e essencial para tracar as estrategias imediatas, raciocinando a cada nova jogada. Grandes lances sao feitos devido a uma jogada bem definida onde varias outras possibilidades futuras ja foram planejadas. Um deslize com uma jogada precipitada e mal planejada, pode significar enorme esforco do jogador para corrigir o erro e colocar-se em vantagem novamente. Muitas vezes a partida pode ter sido definida numa jogada nao raciocinada. Evidentemente um leigo que desejasse jogar com um profissional nao teria a menor chance de vence-lo. Mas se essa for a vontade dele, comecara a seguir as etapas iniciais e passando a praticar com intensidade, apos muito planejamento e raciocinio, ele mesmo podera jogar de igual para igual com aquela mesma pessoa ou mesmo vence-la. Tudo depende da dedicacao e do esforco de cada um na arte de cumprir uma tarefa.

Conhecendo que a evolucao espiritual e eterna e perfeita como todas as Leis Divinas, nada e impossivel. Nao importa se uma determinada tarefa foge da nossa capacidade de soluciona-la no momento, pois poderemos faze-la ainda melhor no futuro, mas outras encontram-se disponiveis ao nosso alcance.

Somente com o conhecimento das "regras" a que estamos sujeitos e possivel desenvolver uma vida mais saudavel e harmoniosa. Para isso e fundamental o desenvolvimento criterioso da razao, sem cautelas, preconceitos e fanatismo. O espiritismo e capaz de nos colocar no caminho do raciocinio constante, em cada passo que damos na vida, e aprender com os exemplos do dia a dia com base nos ensinamentos que adquirimos do plano espiritual. O fundamental de tudo e ter confianca no futuro de que a vida e eterna e continuamente fruto do trabalho constante atraves das reencarnacoes e aprimoramento espiritual. Uma das regras fundamentais da evolucao espiritual que cada um deve ter consciencia e o respeito entre as pessoas, ou melhor, respeito ao Espirito. Quando falamos de pessoas, imediatamente distribuimos diferencas existentes entre elas, sejam pelas classes sociais, raciais, locais de residencias regionais, idades (criancas, jovens, adultos, velhos, etc.) e outras. Mas se falarmos em espirito, nao poderemos identificar essas diferencas observadas no momento, pois elas envolve m varias reencarnacoes e outras forma de vida que ele pode ter passado. Habitos de convivencias em familia, sociedades e paises sao dificeis de serem analisados, pois os espiritos estao fortemente sujeitos as suas influencias. Porem tudo isso tambem faz parte do estado natural das coisas. Mas como as evolucoes dos espiritos sao independentes, sempre existirao espiritos que nao concordam com o tipo de vida que levam nas sociedades. Conflitos sao observados de todos os tipos e diferentes maneiras.

A relacao de respeito entre as pessoas promove marcas duradouras no espirito. Uma das fases marcantes na vida do espirito encarnado e a fase que chamamos de adaptacao do espirito reencarnante ao planeta, ou seja, a fase da infancia. As criancas muitas vezes sao tratadas com total desrespeito pelos jovens, adultos e velhos e sao negligenciadas como se fossem pessoas isentas de direitos morais na sociedade. E comum em nosso pais, isso porque cada pais tem a sua conduta social, verificarmos o desprezo da sociedade como um todo pelas criancas em qualquer atividade que ela possa desenvolver. Quando uma crianca, por exemplo, entra numa casa comercial para comprar uma mercadoria, embora esteja com pouca idade de vida e mesmo com o dinheiro suficiente fornecido pelos pais, via de regra, o atendente nao lhe da atencao e e comum vermos as outras pessoas passarem na sua frente no caso de uma fila. Muitos ainda dizem: "sai para la garoto...". Certamente se os pais virem a cena nao irao gostar, pois aprendem a amar seus filhos e veem o grande potencial que existe dentro deles. Outro caso e o desprezo que ocorre com os velhos e muito embora muitas pessoas dizem respeita-los, nao e isso que muitas vezes ocorre. No fundo o adulto se julga o auge da evolucao do espirito. A inocencia da crianca e a falta de agilidade do velho sao desconsiderados.

Estamos falando em vida em sociedade e nao particularizada pois sabemos que isso depende do grau de evolucao de cada um. Nao podemos de maneira alguma conhecer a real idade de cada espirito encarnado, pois desconhecemos a suas varias reencarnacoes anteriores e o tempo vivido no proprio plano espiritual. Podemos ter sim, pelos indicativos de evolucao espiritual, uma nocao do possivel estado evolutivo dele. Dessa forma, a crianca de agora podera ser muito mais velha em idade real que um velho agora e muito mais evoluida. Isso e apenas uma questao da necessidade reencarnatoria individual, e portanto, de quanto tempo e quando se vai reencarnar. A idade do individuo de hoje fica assim, desnecessaria e inutil em se tratando da importancia para a vida real. Cada um deve sentir o seu melhor desempenho com o avanco de sua idade terrena. Uns gostam e relembram com saudades o seu tempo bem vivido na infancia, ou na adolescencia, na fase adulta e outros mesmo na velhice. Muita gente tem pavor do envelhecimento e tudo faz para manter-se na idade que mais aprecia. Inegavelmente todas as fases sao importantes para o espirito encarnado e a cada uma delas as dificuldades devem ser superadas da melhor maneira possivel. Na Terra e assim; em outros planetas as caracteristicas da reencarnacao podem ser totalmente diferentes.

Em cada fase de nossa vida marcamos os sentimos positivos e negativos vividos. O desrespeito e um dos sentimentos mais marcantes. Ja mesmo encarnado e possivel com pequeno esforco mental lembrar-se de fatos negativos marcantes em nossa infancia e o causador do desrespeito esta em nossa mente, sendo um problema evolutivo a ser solucionado. A vaidade esta tambem ligado ao desrespeito e a todos os outros sentimentos negativos do homem. As vezes uma professora ou professor, por exemplo, nao trabalha com os sentimentos nobres de amor, respeito, paciencia, etc. A crianca passa por traumas e nao se sente feliz, mas quando por ventura torna-se famosa, a professora diz com orgulho: "Eu fui sua professora, lembra-se?". Nao estamos no momento discutindo sobre a melhor maneira de educar os filhos e as criancas. Essa e uma area de grande interesse e deve ser estudada com muita dedicacao e seriedade tendo em vista todas as caracteristicas envolvidas no processo da reencarnacao e da evolucao espiritual. Mas o respeito a vida individual de cada ser em todas as suas fases do desenvolvimento deve ser o nosso objetivo primordial rumo a felicidade eterna.

A reforma íntima é para o espírito o que o buril é para o diamante. Todos podem ignorar o que realmente ocorre dentro do homem que se reforma moralmente, menos ele. Sente-se em paz, disposto a compreender, disposto a aprender, eis o essencial. No orgulho os homens não desejam aprender, acham-se simplesmente acabados, auto-suficientes, não entendem que com a Evolução o ser descobre a majestade divina, a grandeza Cósmica. E vê-se pequeno, carente de conhecimentos e a humildade diante de Deus o faz sentir-se feliz.

O equilíbrio é no homem reformado: estar sem desejos, sem grandes ambições, usando bem o que possui, trabalhando para conceder bem-estar aos que estão ao seu redor.

O homem de bem (reformado interiormente) possui virtudes cristãs. O homem velho transforma-se em homem novo do evangelho de Jesus.

Eis o que chamam muitos, nirvana, samadi, perfeição, equilíbrio, unidade com o Pai.

O homem deve a cada passo adquirir novos conhecimentos de fraternidade e praticá-los para sublimação de sua alma em direção da LUZ MAIOR. Deve prevenir-se contra os desequilibrios e enfermidades,fazendo a cada instante, mais e melhor,extirpando os vicios que o prejudicam. Principalmente os TÓXICOS, ALCOOLISMO, ABUSOS SEXUAIS, DEFEITOS DE PERSONALIDADE, como ORGULHO, EGOISMO, MALEDICENCIA, IMPACIENCIA, INTOLERANCIA, PREGUIÇA, INVEJA, ÓDIO, AVAREZA, AGRESSIVIDADE e tantos outros... A alma em sua caminhada para alcançar a Luz Divina precisa ser virtuosa na humanidade,do devotamento,na resignação,na beneficência,na renúncia,na paciencia,na tolerancia,na vigilancia contra influenciações negativas, na fé praticando e vivenciando o amor em todos os instantes da vida.

Um comentário:

  1. Texto maravilhoso, reformar-se intimamente é necessário, entretanto extremadamente dificil...
    Estou conhecendo o blog, adorando tudo...parabéns!

    ResponderExcluir