AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

quinta-feira, 10 de junho de 2010

INFLUÊNCIAS INDÍGENAS NA UMBANDA


Sua importância na religião é marcada pelo culto aos espíritos dos caboclos, presentes na maioria das casas. Embora sendo muitos espíritos que trabalham nas falanges de Caboclos, que na última encarnação na Terra não foram índios, mas, em alguma da suas existências, passaram na Terra como Índios.

Trazem na essência espiritual suas hierarquias, sua espiritualidade, suas curas, seus cultos, suas crenças; trazem grandes influências para a Religião Umbandista.

Assim, populariza-se a crença de que a heterogênea liturgia e mística dos caboclos deriva de um antigo culto a Deus - "Tupã", conhecido como Supremo, por todos os povos indígenas.

A mística umbandista do índio como Caboclo, é um dos pilares da Religião Umbandista.

Todavia. Não temos notícias de que  líderes indígenas de renome tenham se pronunciado a respeito dessa relação entre a questão indígena e a Umbanda.

Viajantes e estudiosos que visitaram o Brasil colonial, escreveram que as tradicionais religi~pes indígenas se valiam em procedimentos mágicos, para influírem na vida das pessoas e no mundo físico, através de plantas e animais.

Performaram rituais fúnebres para agradar os mortos, evitando que viessem à comunidade.

Bebidas e fumos especiais eram empregados para expandir a consciência. Seu mundo místico era um universo em que os espíritos de humanos, animais e divindades coexistiam em harmonia dinâmica.

Curas físicas e espírituais eram processadas em rituais encantatórios com o uso de remédios da flora medicianl brasileira.

A pajelança, como hoje conhecemos esses rituais, é uma medicina indígena praticada pelo sacerdote "Pajé", com o uso de ervas e fumos.

No aspecto litúrgico, observa-se o fato de uma forte relação com a Umbanda praticada nas regiões Norte e Nordeste, onde são comuns, em sessões de curas, procedimentos como: Chupão, Benzeduras, Beberagens (garrafada), entre outros.

Nesses rituais, as entidades espírituais são genericamente chamadas "Caruanas" e recebem nomes como: Jatuzinho - Ariranha - Índia - Carumbé - Boto Branco - Jacarezinho - Mãe D´Agua - Mestra Yara, etc.

Retirado do Livro Abc do Servidor Umbandista - Autor: Pai Juruá - No prelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário