Muitos de nós irmãos umbandistas, ao adentrarem nesta religião maravilhosa que é a umbanda, pesquisa na internet para procurar saber mais coisas sobre a umbanda, bom falo isso pois desde 2006 quando a convite de minha esposa, conheci e comecei a frequentar a umbanda, tenho pesquisado sobre conheçer mais a nossa sagrada umbanda, quando começei a incorporar e a ter conheçimento de quem eram os meus guias, fiquei avido para saber mais sobre eles, mais me frustei um pouco pois nem todos vc consegue achar algo sobre eles na internet, e também por que por mais que sejam o mesmo nome são espiritos difentes e médiuns diferentes.
Tenho a honra e digo isso com respeito e com carinho muito grande de trabalhar com o CABOCLO 7 FOLHAS VERDES, digo honra pois a cada dia mais aprendo com ele, e me conserto, é eles nos ajudam a não desviarmos do caminho do certo, tenho quase certeza de que ele deve ser o meu mentor espiritual, digo quase pois ainda sou novo, faz 3 anos que comecei a trabalhar dentro do conga, sou médium passista essa é a minha função no terreiro em que trabalho e ainda sim me surpreendo com as coisa que me são mostradas a cada dia pela espiritualidade superior sobre como devemos nos doar e sermos fraternos aos que vem aos terreiros buscar ajuda.
Trabalho com outros guias também, não os vejo como guias, mais como amigos muito fraternos, de todos o que eu mais encontrei algo na internet foi o CIGANO IGOR, e mesmo assim isso só serve para vc ter uma vaga noção do guia com o qual vc trabalha, pois vc aprenderá e muito com eles no dia a dia, e no seu aprefeiçoamento moral e espiritual, digo moral pois precisamos ter uma vida regrada, para entrarmos em sintonia com eles, gosto de ficar as vezes sozinho em frente ao altar que tenho em casa para a nossa firmeza de guarda e por muitas vezes me pego recebendo orientações deles e até sendo repeendido por eles por ter feito algo errado ou por ter ser irritado com alguma situação que tenha acontecido, pois tudo é provas e lições a cada dia nesta nossa vida , pois se fossemos espiritos elevados não estariamos aqui na situação que estamos,tenho também a honra de ter como grande amigo o SR. EXÚ DO CEMITÉRIO, um grande guardião que tem ne auxiliado em muito na minha vida, com ensinamentos e muitas vezes me fazendo ver ou precentir uma situação que seria ruim para mim.
Espero e torço para que todos vcs consigam se afenizar com seus guias de trabalho e que eles lhe mostrem o quanto é linda a nossa sagrada umbanda.
Existem basicamente 3 fatores que fazem com que a apresentação do guia varie:
1 – São espíritos diferentes.
2 – Trabalham em Médiuns diferentes.
3 – Trabalham em Terreiros Diferentes.
1 – São espíritos diferentes. Antes de tudo cada guia que incorpora é único, cada um é um espírito em particular, com seu jeito de agir e pensar. O nome de que se utilizam é apenas um indicativo da forma que trabalham de sua linha e irradiação. Por isso podemos ter vários espíritos trabalhando com o mesmo nome, sem que sejam por isso um só espírito.
É como ser um médico, engenheiro, etc… Todos possuem um conhecimento comum, além do conhecimento individual. E isso faz com que trabalhem de forma diferente, mas seguindo a mesma linha geral. A mesma coisa acontece com nossos guias.
São espiritos que estão em uma determinada egregorá para poder continuar a sua elovução;
2 – O médium, interferem animicamente na incorporação.
Entenda-se que não é uma atitude deliberada do médium, mas algo que “vaza” da personalidade do médium na incorporação. Desde que esta interferência não atrapalhe o trabalho do guia, isto é perfeitamente aceitável.
3 – Trabalham em Terreiros Diferentes. Se um médium continua trabalhando com o mesmo espírito, mas mude para um terreiro em que o ritual seja diferente, também é comum observarmos pequenas mudanças na apresentação e n trabalho do guia, trata-se da adaptação do guia ao novo local de trabalho.
Por isso há muitas variações na apresentação e método de trabalho dos guias. E perguntas como:
Alguém Conhece o Preto-Velho X ?
Como se apresenta o Caboclo Y ?
Informações sobre o Exu Z ?
Além de não atenderem a uma descrição fiel do guia a que quem pergunta se refere, podem aumentar o animismo ou causar insegurança.
Aumentar o animismo: A pessoa lê uma descrição de que o Caboclo Y não fuma charuto, e quando incorpora, fica com aquilo na cabeça, assim mesmo que o Caboclo queira pedir um charuto, pode encontrar dificuldades de romper esta barreira anímica criada pelo médium.
Causar Insegurança: O médium lê que o Exu Z quando incorpora ajoelha no chão, aí pensa, “nossa o que eu incorporo não ajoelha!!!” e começa a se sentir inseguro quanto a manifestação do seu guia, podendo com isso atrapalhar o seu desenvolvimento.
Resumindo, a melhor forma de conhecer seu guia e através do tempo, do desenvolvimento e do trabalho com ele, assim pouco a pouco você vai se interando de como ele é, como gosta de trabalhar, etc. E vai conhecê-lo como ele verdadeiramente é!
Autor: Italo jr
Autor: Italo jr
Olá mano Italo!
ResponderExcluirMuito bom seu texto! Parabéns! Também comungo da mesma opinião!
Grande abraço e Feliz Natal a voce e a toda a sua família!
Annapon