AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sábado, 17 de abril de 2010

A Astrologia na Umbanda









"Os Céus contam a Glória de Deus! Nós só a poderemos compreender, se antes houvermos estudado a língua e os caracteres com que ela foi escrita."

Galileu Galilei (1564-1642)



"O que está em cima é igual ao que está em baixo"



O conhecimento do movimento dos Astros na Abóbada Celeste sempre foi comum a todos os povos da Antigüidade. Séculos de observações celestes fizeram os Antigos constatarem que certas estrelas eram fixas, enquanto outras moviam-se. Além disso, de um ponto de observação fixo na Terra, o Sol parece deslocar-se pelo Espaço em um movimento circular, passando sempre pelos mesmos grupos estelares, os quais, para serem memorizados, foram sendo agrupados em "desenhos" hipotéticos que receberam significativos nomes, tão bem escolhidos, que até hoje perduram: Carneiro (Áries), Touro, Gêmeos, Caranguejo (Câncer), Leão, Virgem, Balança (Libra), Escorpião, Sagitário, Cabra (Capricórnio), Aquário e Peixes.

Como a maioria desses "desenhos" lembram seres animados - Carneiro, Leão, Touro, Cabra, Gêmeos, etc. - os Gregos chamaram todo esse conjunto por Zoé, significando "Vida" ou "Existência" e, assim, a cultura greco-latina cunhou a palavra Zodíaco. Mas, em razão dessa aparente viagem do Sol e seu séquito de planetas por esse círculo de constelações fixas, já os anteriores povos Vedas Indianos a chamaram de Keja-Deva, ou seja, "Estrada dos Anjos" e que resultou em nossa língua, através da língua Árabe, em "Calendário".

Por aparentar ser circular, esta "Estrada dos Anjos" e da "Vida" foi dividida em 12 (doze) partes iguais, correspondendo à cada constelação 30 graus aproximadamente a trinta dias do ano, começando no equinócio da primavera (no hemisfério norte), próximo ao dia 21 de março de cada ano, o qual marca o Ano Novo Esotérico em todo o mundo. E por marcarem sempre o mesmo determinado espaço do Calendário, cada uma dessas Constelações passou a ser conhecida como a sua "Casa Astral", ou seja, o seu Signo Zodiacal. E, os signos representam a essência, a instância permanente do ser.



Compreendendo a sua personalidade através da Astrologia



A Personalidade é a instância aparente do ser; a "persona", na acepção junguiana do termo. É o produto dos Elementos da Terra, dos conceitos adquiridos, identificações, modelos, padrões de hábitos e condicionamentos alienantes. Destinada a voltar ao pó da terra é, entretanto, o substrato material através do qual o imaterial (sua individualidade) se manifesta. A personalidade é, portanto, fundamental no seu processo evolutivo; por isso, precisa ser aprimorada e assimilada ao mais alto nível, a fim de cumprir plenamente o seu papel de instrumento da Individualidade. É a impressão que causamos aos outros, quando nos sentimos à vontade. Trata-se de um padrão de comportamento assumido de forma natural, inconsciente. Nas situações cotidianas, você se vale dessa "persona" nos assuntos de interesse pessoal, porém, o caráter é que conta. Sob pressão, todavia, causamos impressões diferentes conforme o ambiente e a situação. Muitos, inclusive, acabam assumindo a aparência relacionada ao trabalho que desenvolvem. A sua Personalidade, o projeto de vida, a vontade de ser, a expressão pessoal e as predisposições patológicas e outras características são simbolizadas pelo Signo Ascendente (O ascendente corresponde ao signo que estava subindo na linha do horizonte no instante em que você nasceu. Por carregar o simbolismo do nascer do Sol, ele representa o primeiro impulso de cada um, a "alavanca" de uma carta do céu).

Apesar de algumas pessoas entenderem que conhecer as chamadas ciências ocultas ou esotéricas é uma forma de, sutilmente, dominar ou influenciar os outros, fico e tenho a convicção de que a verdadeira magia de qualquer conhecimento classificado de oculto, é o poder de transformar a própria vida, de acordo com o que se deseja. Aproveitando-se o acesso de todas as informações contidas no Perfil Esotérico, pode-se "recriar" a vida, afinal, isto é que é a magia!



Compreendendo a sua individualidade através da Astrologia



A individualidade representa aquilo que é permanente em nós, que pertence a outra dimensão; aquilo que realmente somos enquanto essência eterna e imutável, não sujeita ao pó da terra e às injunções do contexto relativístico. A individualidade é também conhecida como Eu Superior, Mestre Interior ou Juiz Interior. Na moderna psicologia, como Self ou Self Superior. A individualidade é simbolizada pelo Signo Natal.



Com votos de profunda paz nos seus pensamentos, irradiante alegria nos seus sentimentos e harmonia nas suas ações, com prosperidade, força e minha benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário