AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sábado, 18 de dezembro de 2010

ERVAS

AS ERVAS

O elemento vegetal é muito importante para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos. Através de processos variados os vegetais retiram o Prana da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas,  da terra, da água, etc. São portanto, grandes reservas de éter vital e que através dos tempos, o ser humano, descobriu estas propriedades. Usamos os vegetais, desde a alimentação até a magia, sempre transformando a energia vital, através de processos e rituais.

Os vegetais são diretamente influenciados pela natureza. A lua e o sol, são os astros que muito influenciam a absorção do prana e devemos conhecer estas influências. Uma delas, estaremos enfocando, que é a influência lunar sobre os vegetais.

As quatro fases lunares, que tem duração de sete dias cada, faz-se necessário conhecê-las, pois em duas fases existe o que chamamos de quinzena positiva, propícia para a colheita de ervas para rituais diversos na Umbanda (banhos, defumações, etc.) e nas outras duas temos a quinzena negativa, pois a concentração de éter, nas folhas, frutos e flores,  é muito baixa.

 


Lua Minguante
Nesta fase lunar, o prana concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo. Não é uma fase propícia para a colheita de ervas, pois está na quinzena negativa.

Lua Nova
Esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua.É a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais.

Lua Crescente
É a fase complementar, ou segunda fase da quinzena positiva. O éter vital, ou corrente prânica, ainda está nas folhas, flores e frutos. Está se dirigindo das extremidades das plantas para o seu centro.

Lua Cheia
  É a fase que está na quinzena negativa, não sendo propícia a colheita de ervas, para efeitos ritualísticos, pois o prana ou éter vital, está no caule principal e dirige-se às raízes, para completar o ciclo.

 

Existe também a questão das ervas solares e as ervas lunares, onde colhemos as solares durante o dia e as lunares durante a noite.

Os vegetais são de maneira geral, condensadores das energias solares e cósmicas. Há ervas que recebem influxos mais diretos de certos planetas ou luminares, sendo, portanto, ervas particulares desses planetas.

Os corpos celestes são a concretização de certas Linhas de Forças de um determinado Orixá, assim, por extensão, temos ervas de determinado Orixá.

 

Qualidades de Ervas

PLANTAS DA LINHA DE OXALÁ - REGIDAS PELO SOL = Arruda, Arnica da horta, Erva-cidreira, Erva de S. João, Laranja (folhas), Alecrim do mato, Alecrim miúdo, Poejo (folhas), Levante (folhas), Erva de Oxalá, Girassol (folha), Bambu (folhas). Guiné,  Boldo (tapete de Oxalá) .

PLANTAS DA LINHA DE YEMANJÁ - REGIDAS PELA LUA = Unhas de vaca, Picão do Mato, Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, Ervas quaresma, Abóbora d'anta, Mastruço, Trevo (folhas), Chapéu de couro, Açucena, Rosa Branca (folhas),  Erva de Santa Bárbara, Oriri de Mamãe Oxum. Pariparoba, Manacá, Quitoco, etc.

PLANTAS DA LINHA DE YORI - REGIDAS POR MERCÚRIO = Amoreira (folhas), Anil (folhas), Erva Abre-caminho, Alfazema, Suma-roxa, Quina-roxa (folhas), Capim Pé de Galinha, Salsaparrilha, Arranha-gato, Manjericão, Crisântemo, Morango, Pitanga.

PLANTAS DA LINHA DE XANGÔ - REGIDAS POR JÚPITER= Maria-negra, Limoeiro (folhas), Erva Moura, Aperta-ruã, Erva Lírio, Maria preta, Café (folhas), Mangueira (folhas), Erva de Xangô,Abacateiro, Parreira, etc.

PLANTAS DA LINHA DE OGUM - REGIDAS POR MARTE =  Losna,  Romã (folhas), Espada de Ogum, Flecha de Ogum, Erva de Coelho, Cinco Folhas, Macaé, Erva de Bicho (Folhas de Jurupitan), Jurubeba (folhas).

PLANTAS DA LINHA DE OXÓSSI  - REGIDAS POR VÊNUS = Malva-rosa, Malvaísco, Mil folhas, Sabugueiro, Funcho,Sete Sangrias, Cravo de defunto, Folhas de Aroeira, Azedinho, Fava de quebrante (folhas), Gervão roxo, Grama pernambuco, Grama barbante, ervadoce.

PLANTAS DA LINHA DE YORIMÁ - REGIDAS POR SATURNO = Mal-com-tudo, Guiné-piupiu, Negramina, Tamarindo (folhas), Eucalipto (folhas), Cipó caboclo, Cambará, Erva grossa, Vassoura preta, Vassoura branca. Bananeira.


Horários Planetários

ORIXÁ
HORÁRIO
PLANETA
SIGNOS 
OXALÁ
9:00  às 12:00 h   
 SOL 
LEÃO
OGUM
3:00  às 6:00 h
MARTE
ESCORPIÃO -  ÁRIES
OXÓSSI 
 6:00  às 9:00 h
VÊNUS
LIBRA -TOURO
YORI 
 12:00  às 15:00 h
MERCÚRIO
VIRGEM - GÊMEOS
XANGÔ
15:00  às 18:00 h       
JÚPITER 
SAGITÁRIO - PEIXES
YEMANJÁ
18:00 às 21:00 h
LUA
CÂNCER
YORIMÁ
21:00 às 00:00h
SATURNO
CAPRICÓRNIO /AQUÁRIO

Ervas e Entidades


Oxalá

Caboclo Urubatão da Guia 
Maracujá
Caboclo Ubirajara
Erva- cidreira
Caboclo Ubiratan
Jasmim
Caboclo Aymoré 
Louro
Caboclo Guaracy
Girassol
Caboclo Guarany
Hortelã
Caboclo Tupi
Arruda


Yemanjá

Cabocla Yara
Panacéia
Cabocla Estrela do Mar 
Pariparoba
Cabocla Oxum 
Quitoco
Cabocla Yansã 
Folhas de violeta
Cabocla do Mar 
Picão-do-mato
Cabocla Indayá 
Manacá
Cabocla Nanã Burukum
Arruda fêma


Yori

Tupãnzinho
Manjericão
Ori
Capim-limão
Yariri
Verbena
Doum 
Amoreira
Yari 
Melão-de-São Caetano
Damião
Morango
Cosme
Crisântemo


Xangô

Cab.Xangô kaô 
Limão
Cab Xangô Pedra Branca 
Lírio da cachoeira
Cab Xangô 7 Pedreiras 
Abacate
Cab Xango 7 Cachoeiras 
Erva-tostão
Cab Xangô 7 Montanhas 
Alecrim do mato
Cab Xangô Agodô 
Fedegoso
Cab. Xangô Pedra Preta
Goiaba


Ogum

Cab. Ogum de Lei 
Romã
Cab. Ogum Matinata
Tulipa
Cab. Ogum Yara
Losna
Cab. Ogum Megê 
Macaé
Cab. Ogum Beira Mar
Jurubeba
Cab. Ogum Rompe-Mato
Samanbaia
Cab. Ogum de Malé 
Cinco Folhas


Oxossi

Cab. Arranca Toco 
Erva Doce
Cab. Arruda
Malva-cheirosa
Cab. Pena Branca 
Malvaísmo
Cab. Juremá 
Erva da jurema
Cab. Cobra Coral 
Parreira-do-mato
Cab. Araribóia
Dracena
Cab. Tupynambá
Sabugueiro


Yorimá

Pai Guiné
Eucalipto
Pai Tomé 
Alfavaca
Pai Arruda
Vassoura branca
Pai Congo D´Aruanda 
Sete-sangrias
Vovó Maria Conga 
Tamarindo
Pai Benedito
Trombeta
Pai Joaquim 
Guiné-pipiu

ESSÊNCAIS SAGRADAS


As essências são perfumes ou voláteis odoríficos que harmonizam as vibrações do individuo.
Tudo no Universo está em movimento, ou seja, tem uma freqüência vibratória "ondas", portanto o homem também vibra, e DEVE VIBRAR EM HARMONIA com a vibratória do Universo, para isso precisamos de ajuda !!!
As essências odoríficas e incensos, além de estimularem as sensações através do olfato, propiciam algumas coisas interessantes em termos de energias sutis, mas precisamente em relação ao nosso corpo duplo-etérico ou ao nosso aura, envolvendo reforço, proteção, enfim, funcionando também como um bálsamo às nossas necessidades.
Os perfumes, as essências queimadas (incensos, ou no difusor) HARMONIZAM, ESTABILIZAM as vibrações dos seres encarnados, predispondo-os :
      A vibrações mais elevadas;
      Renovação do campo mental;
      Melhores pensamentos;
      Raciocínio mais claro;
      Harmonização consigo mesmo.
  
BANHOS DE ESSÊNCIAS
      Pode ser usado em QUALQUER FASE LUNAR       Qualquer horário       DEVEM PASSAR PELA CABEÇA       Coloca-se 3 gotas de uma essência ou combinação de 1 gota de 3 essências em 1 litro de água,       O vasilhame deve ser um vidro escuro, para não precipitar os fluidos com a passagem total de luz.       Agitar para misturar       Mentalizar a cor do Orixá (ver tabela acima)       Respirar muito suavemente       Esperar os 3 minutos p/ enxugar-se
Obs.: as essências podem ser utilizadas de diversas formas :
      Banhos
      Lenço umedecido
      Borrifador individual
      Em ambientes
      Difusores
      Pano úmido no chão e móveis 
      Algodão umedecido em roupa

Tudo isso ajudará trazer bem estar, harmonia interior e aumento no magnetismo pessoal.


  
No dia-a-dia, tanto em locais de trabalhos espirituais, materiais ou domésticos, para evitar aproximações indesejadas, coloque três tabletes de cânfora em combuquinha com álcool .
   

Essências

  
Orixalá / Leão

Heliotrópio / Sândalo / Flor de laranjeira
Ogum / Áries
Cravo / Aloés / Tuberosa/ Ciclame
Ogum / Escorpião
Aloés / Tuberosa/ Ciclame / Cravo
Oxossi / Touro
Patchulli / Violeta / Orquídea / Narciso
Oxossi / Libra
Jasmim /Violeta / Orquídea / Narciso
Xangô / Sagitário
Sândalo / Mirra / Balsamo /Alecrim
Xangô / Peixes
Verbena / Mirra / Balsamo /Alecrim
Yorimá / Capricórnio
Violeta / Eucalipto / Alfazema
Yorimá / Aquário
Junquilho / Eucalipto / Alfazema / Cidreira
Yori / Gêmeos
Alfazema / Jasmim / Benjoim
Yori / Virgem
Benjoim / Alfazema / Jasmim
Yemanjá / Câncer
Rosa / Verbena / Açucena














Bibliografia : 

  • Umbanda- A Proto-Síntese Cósmica

  • Umbanda - O Elo Perdido

  • Umbanda - O Arcano dos Sete Orixás

  • Fundamentos Herméticos de Umbanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário