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domingo, 27 de março de 2011

UMBANDA CRISTÃ


Autoria: Pai Juruá 
Particamos a Umbanda Cristã em nossa casa, o “Templo da Estrela Azul – Casa de Oração e Escola Cristã
Umbandista – fundado em 1937”.



Muitos poderão se sentir incomodados por nos pautarmos tanto no Evangelho de Jesus, procurando seguir fielmente Seus ensinamentos, bem como também, aceitarmos práticas cristãs em nossa liturgia. Com isso não estamos desmerecendo ou mesmo criticando ninguém e nem seu Culto, mas achamos por
bem esclarecer, para que todos possam se situar, e assim poder claramente entender o que é a Umbanda Cristã.



Só podemos dizer que os Guias Espirituais militantes em todas as denominações umbandistas, lá estão por afinidade, e realizam um trabalho caritativo dentro da realidade deles (rituais, oferendas, etc.) em conjunto com a mente e a aceitação dos profitentes.


A Umbanda Cristã guarda um vínculo muito forte e íntimo com a doutrina da Umbanda preconizada pelo Sr Caboclo das Sete Encruzilhadas.
São palavras textuais de Zélio Fernandino de Moraes:


• O Caboclo das Sete Encruzilhadas nunca determinou o sacrifício de aves e animais, quer para homenagear entidades, quer para fortificar a minha mediunidade.


• O Caboclo das Sete Encruzilhadas não admitia atabaques e nem mesmo palmas nas sessões. Apenas os cânticos, muito firmes e ritmados, para a incorporação dos Guias e a manutenção da corrente vibratória. 


• Capacetes, espadas, adornos, vestimentas de cores, rendas e lamês não são aceitos nos Templos que seguem a sua orientação. O uniforme é branco, de tecido simples. 


• As guias usadas são apenas as que determinam a entidade que se manifesta.
Não é a quantidade de guias o que dá força ao médium. 



• Os banhos de ervas, os amacis, as concentrações nos ambientes da Natureza, a par do ensinamento doutrinário, na base do Evangelho, constituem os principais elementos de preparação do médium. E são severos os testes que levam a considerar o médium apto a cumprir a sua missão mediúnica. 


Aqui, daremos somente uma breve pincelada do que seria a Umbanda Cristã; em outra obra, esmiuçaremos pormenorizadamente sua base doutrinária.
Base doutrinária da Umbanda Cristã: 


• Umbanda praticada sem atabaques (embora algumas casas umbandistas cristãs ainda fazem uso de atabaques, por influência da Umbanda popular), sem roupagens coloridas ou qualquer tipo de adereços externos (cocares, chapéus,
coroas, fitas, arcos, tacapes, tridentes, etc. 



• Abomina a matança de animais. 


• Toda calcada no Evangelho de Jesus Cristo, Reforma Íntima, Descarregos (desobsessão) e na prática caritativa sem fins pecuniários. 


• Os pontos cantados, em sua maioria, são entoados em forma de hinos, de viva voz. Os pontos cantados de raiz, pontos de força ou pontos de poder são efetuados com acompanhamento de maracás. Os pontos de louvação, Cultos, perdão, amor, etc., são efetuados através de arranjos musicais. 


• Aceita os Sagrados Orixás, não como deuses, mas sim como denominações humanas para os Poderes Reinantes do Divino Criador, a própria Natureza em si. 


• Atua com as linhas de trabalho com: Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos, Linha do Oriente e Guardiões; e com as Correntes de manifestação com: Sereias, Caboclos Quimbandeiros, dos Semiromba, das Sakáangá e das Yaras Mirins. 


• Restringe o uso indiscriminado de oferendas e despachos. 


• Faz largo uso de orações, rezas, defumações, cachimbos, amacis e banhos em sua liturgia. 


• Promove concentrações nos sítios vibratórios da Natureza, para captação de energias sublimes. 


• Dá ênfase ao estudo e desenvolvimento doutrinário.

Obs.: Linhas de trabalho são as que se manifestam mediunicamente, trabalhando em atendimentos particulares. Correntes de manifestação são as que não procedem a atendimentos particulares. 


Existem muitas outras formas de vivenciar a Umbanda e todas se forem vivenciadas do amor, com amor e por amor serão legítimas. Muitas outras formas existem, mas não têm uma denominação apropriada. Se diferenciam das outras formas de Umbanda por diversos aspectos peculiares, mas que ainda não
foram classificadas com um adjetivo apropriado para ser colocado depois da palavra Umbanda. 



Por isso, é infrutífero e estéril qualquer tipo de discussão sobre quem pratica a “verdadeira Umbanda”. É bom cada um se situar na ramificação seguida, e procurar fazer o melhor possível, pois a Espiritualidade Maior não acoberta erros. Veja, estude e pratique a que a sua ramificação ensina, mas, não critique o que a outra aceita como doutrina, liturgia ou rituais.

Nós praticamos e ensinamos a Umbanda Cristã.

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