AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ondas de tsunami chegam ao Havaí, diz centro de alerta





Extensão dos estragos ainda é desconhecida.
Milhares de pessoas em áreas de risco foram removidas.

Foi confirmado pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico que o tsunami iniciado pelo terremoto que atingiu o Chile chegou ao Havaí.



O tamanho do estrago ainda não está claro, de acordo com a agência AP.



Ainda antes do meio-dia (hora llocal), a água em Hilo Bay, na maior ilha do arquipélago, começou a ser puxada pela onda gigante que se aproximava, deixando recifes de coral à mostra.



Segundo o Centro de Alerta, um tsunami se caracteriza por uma série de grandes ondas oceânicas. Cada onda pode durar de 5 a até 15 minutos ou mais e causar inundações em áreas litorâneas. O risco pode continuar por muitas horas depois da primeira onda, à medida que ondas subsequentes atingem a costa. O tamanho das ondas não pode ser previsto e a primeira não necessariamente será a maior.

Como se soube com antecedência do tsunami no Havaí, as autoridades tiveram tempo para retirar milhares de pessoas de áreas de risco.

Mais cedo, Brian R. Shiro, geofísico do Centro de Alarmes de Tsunami no Pacífico em Ewa Beach, no Havaí, disse ao jornal “New York Times”, que modelos de computador mostram que o impacto pode ser maior em regiões como Hilo Bay e Kahului Harbor, no Mauí.



Nestas áreas, segundo o especialista, as ondas poderiam atingir até 3 metros de altura. Em outras regiões do Havaí, eram esperadas ondas de até 2 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário